quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

(Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio]



A exposição Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] apresentou um conjunto de trabalhos inéditos do Poro, realizados na cidade de Brasília durante o segundo semestre de 2012. 
Todos os trabalhos foram criados especialmente para a exposição a partir de derivas e vivências na cidade. Enquanto a trajetória do Poro é marcada por intervenções urbanas, esta exposição buscou o espaço interno da galeria como lugar de reflexão e proposições. A cidade foi o tema principal. O espaço público, além de diversas situações encontradas em Brasília, foram a matéria-prima para as séries de trabalhos gráficos, fotografias, múltiplos e proposições, reunidas na mostra.
Viemos a Brasília em busca de criar um guia afetivo do centro. Mas o que é o centro desta cidade? 
Durante as derivas que realizamos, nos deparamos com várias situações que deslocaram nossa percepção e nos levaram para leituras gráficas, poéticas e possíveis. Leituras feitas por uma dupla de artistas que estiveram aqui de passagem. Nessa cidade que nasceu num desenho-projeto e se recria no cotidiano. Brasília: (cidade) [estacionamento] (parque) [condomínio]. Mas também: tipografia, percursos, geometrias, planos, trilhas não oficiais. 
Os trabalhos do Poro criados para a exposição se referem a recortes da paisagem e pequenos detalhes do cotidiano. São fruto de quem caminha pela cidade e se depara com situações ora simples, ora inusitadas. Passantes que têm seu olhar desviado pelo estranhamento em relação a outras experiências de cidade. Não são leituras definitivas nem têm a pretensão de abranger toda a cidade (ou tudo o que é a cidade), mas tentam ressignificar alguns de seus fragmentos. São trabalhos fruto de uma espécie de cartografia despretensiosa, feitos a partir dos encontros e acasos que tivemos. 
Esta publicação apresenta projetos e trabalhos. Uma mistura entre caderno de anotações do processo de criação e registro do que foi a exposição final. 
Vários desses projetos foram realizados, alguns se transformaram com o passar dos dias, outros vão continuar pairando no campo potencial das idéias.  
                                                                 SACAR !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário