terça-feira, 28 de maio de 2013

Suiren - Pauline Oliveros, Stuart Dempster e Panaiotis


Com o advento de sintetizadores eletrônicos e computadores, parece que apenas um equipamento adequado e um processador rápido são suficientes para alcançarmos qualquer tipo de som. Nos entanto, algumas vezes, isso não é tudo para criar música. Às vezes, a criação da música está dentro de uma caixa vazia onde é capaz de armazenar dois milhões de litros de água, uma cisterna de 186 metros de diâmetro.
Os artistas Pauline Oliveiros, Stuart Dempster e Panaiotis fizeram esta experiência numa manhã de nevoeiro em 1988, uma gravação original, em que o local onde gravaram é um instrumento como qualquer outro objeto utilizado para criar sons audíveis.
Em Suiren (título da música), assobiando em uma mangueira de jardim mesclada com voz humana surgiu uma reverberação natural da cisterna, criando uma mistura desorientadora e hipnótica do espaço e do som. Poderia ser uma oração, uma canção de luto, ou os rumores de uma cultura antiga. Os sons suaves e enervantes e o fluxo de uma forma que é ao mesmo tempo orgânico e alienígena - você poderia jurar que há um órgão ou um sintetizador ou ao menos uma pegada de processamento digital nesta música, mas você está errado. Na verdade, esta música ambiente é uma combinação notável da atenção dos artistas envolvidos interagindo em um espaço acústico muito especial.  

AQUI!!





Fonte: Epitonic. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário