sexta-feira, 24 de maio de 2013

Bug music: como os insetos nos deram o ritmo e o ruído.


No verão de 2013 as cigarras do nordeste dos Estados Unidos irão mais uma vez emergir após um ciclo de dezessete anos – isto é o período de gestação mais longo de qualquer outro ser vivo. Aqueles que experimentam esta grande invasão sônica a compara com o sentimento maravilhoso como acompanhar um cometa ou um eclipse solar.  Este interminável ciclo rítmico é somente um exemplo de como o pulso e o ruído dos insetos nos ensinou o significado do ritmo oriundo do zumbido das asas de grilos.
Bug music é o primeiro livro a considerar a noção radical de que nós, humanos, temos a nossa ideia de ritmo, sincronização e dança tiradas do mundo dos sons dos insetos que cercaram nossa espécie ao longo de milhões de anos de evolução. Completando a trilogia que começa com Why Birds Sing e Thousand Mile song, David Rothenberg explora uma parte única da nossa relação com a natureza da música e sons dos insetos que tem proporcionado uma trilha sonora para a humanidade ao longo da história da espécie humana. Bug music continua a saga de Rothenberg em uma profunda escrita espirituosa sobre a relação entre a música humana e animal, e segue com as influências de insetos na música clássica e moderna.
Este livro envolvente e instigante desafia a nossa compreensão do nosso lugar na natureza e nossa relação com as criaturas que nos cercam, e faz um caso apaixonado pela interligação das espécies.



Em inglês:AQUI!!  (formato MOBI, use o programa calibre para ler)

2 comentários:

  1. O Graeme Revell (SPK) tem um disco só com samples de insetos http://thethingonthedoorstep.be/blog/2007/11/graeme-revell-the-insect-musicians/

    ResponderExcluir
  2. Boa dica Morevi, não conhecia. Valeu!!

    ResponderExcluir