sexta-feira, 21 de junho de 2013

A história da mídia é a história da mentira

Acreditar que a mídia apóia a reivindicações do MPL é pior do que acreditar em papai-noel. O que a mídia está fazendo e sempre fez é cooptar pessoas utilizando um discurso que fode a mente de quem a lê. Não se engane! A televisão, a mídia impressa e radiofônica no Brasil é uma latrina onde está todo tipo de merda que deveria se enforcar.  Para ilustrar deixo 4 filmaços que fizeram minha cabeça e surfam no tema

ASSISTA

Ainda mais empolgante hoje que na época do lançamento, Rede de Intrigas é uma denúncia sarcástica e certeira do jornalismo televisivo. Ainda pulsa com "uma combinação sempre rara de vitalidade e verve provocadora". Faye Dunaway, William Holden, Peter Finch e Robert Durvall são os astros deste retrato impiedoso da exploração da mídia televisiva. Quando o veterano âncora de jornalismo Howard Beale (Peter Finch) é demitido, ele sofre um violento colapso nervoso diante das câmeras. Mas, depois que os seus enfraquecidos números de audiência sobem por causa das suas críticas ferozes, ele é readmitido e reinventado como o "profeta louco das ondas da TV". Evidentemente, quando o tal "profeta" perde a capacidade de seduzir o público, alguma providência tem que ser tomada contra ele. De preferência, diante das câmeras e com uma platéia dentro do estúdio...




"Eles Vivem" é um filme de ficção científica dos anos 80 no qual figuram alienígenas, um lutador de WWF e um lote inteiro de óculos de sol. O que há para não gostar? Embora, à primeira vista, o filme pareça ser um 'non-sense', "Eles Vivem" transmite na verdade uma mensagem poderosa sobre a elite e utilização dos meios de comunicação social para controlar as massas.


ASSISTA

Decoder é a história de um jovem músico que experimenta sons em seu estúdio caseiro. Depois que ele cria um decoder, passa a criar músicas subliminares que instigam a população à revolta. Cansado de músicas de ambiente dos restaurantes fast-foods, o jovem começa a sabotar o sistema de som de todas as redes fast-food de Berlim e protestos tomam conta das ruas enquanto ele é caçado por um agente. As imagens de revolta popular que se vê no filme são reais, são tumultos que aconteceram em Berlim nos anos de 1980, quando o presidente americano Reagan visitou os alemães.




ASSISTA

Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.







5 comentários:

  1. Excelente playlist pra tempos turbulentos. O discurso do Howard Beale em 'Rede de Intrigas' é histórico: "I'M AS MAD AS HELL AND I'M NOT GOING TO TAKE IT ANYMORE!!" http://youtu.be/q_qgVn-Op7Q

    Idem pra 'Eles Vivem'. O slogan da resistência no filme 'They Live, We Sleep' poderia estampar muitos cartazes brasileiros.

    Já o Decoder eu não conheço, preciso ver isso urgente!!!

    ResponderExcluir
  2. Você vai gostar, o jovem músico no filme é F.M. Einheit que entre vários trabalhos na cena industrial, gravou com o Einstürzende Neubauten.

    ResponderExcluir
  3. Tem um show do FM no URSSS, na íntegra http://www.ursss.com/2013/05/fm-einheit-irmler
    Primeira meia hora é bem legal, depois aquela mola começa a encher o saco

    ResponderExcluir
  4. E esse sapo no poster do Decoder? Parece o Hypnotoad do Futurama http://youtu.be/W84DLa0CLNE

    ResponderExcluir
  5. Quem quiser baixar o Decoder legendado e numa qualidade melhor, segue o torrent http://www.sendspace.com/file/wljw4f

    ResponderExcluir