quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Fórum mundial da bicicleta (colabore no catarse)


Em 2012, aconteceu a primeira edição do fórum em Porto Alegre – RS. A data escolhida, 25 de fevereiro, marcou o atropelamento coletivo de ciclistas que aconteceu na capital gaúcha no ano anterior. A segunda edição em 2013, organizada na mesma cidade, também estimulou a discussão de novas formas de garantir mais estrutura para os ciclistas e mais segurança no trânsito para a população em geral. Hoje, o Fórum Mundial da Bicicleta já é o maior evento voltado para a ciclomobilidade e para o cicloativismo no Brasil.

Ajude a realizar o III Fórum Mundial da Bicicleta em Curitiba (13 a 16 de fevereiro de 2014)
A terceira edição do fórum tem tudo para ser um evento marcante que contribua na construção de cidades mais humanas, com a participação de professores, arquitetos e ativistas internacionais e de todo o Brasil. O conceito para esta edição é “A Cidade em Equilíbrio”, afinal, não é apenas um evento para ciclistas, mas sim, para toda a população. É preciso discutir, pensar e planejar soluções para que bicicletas, pedestres e motoristas possam conviver juntos. E quanto mais cabeças pensantes, melhor!

Programação gratuita e espaço para novos projetos

Teremos palestrantes nacionais e internacionais e uma programação inteiramente gratuita, organizada em painéis, palestras, oficinas, workshops, pedaladas, festas, ciclecine e outros encontros.
Além disso, qualquer pessoa que queira apresentar um projeto que seja relacionado à ciclomobilidade terá espaço, sem que haja uma banca ou um processo prévio de seleção.
O Fórum acontecerá no Teatro da Reitoria da UFPR, Memorial da Curitiba (Largo da Ordem) e Museu Oscar Niemeyer. Teremos atividades e oficinas na Bicicletaria Cultural, Cinemateca e outros espaços. A idéia é ocupar a cidade, bicicletas circulando . . .

O que discutiremos no Fórum?

Esta é uma grande oportunidade para repensar a organização e o planejamento das cidades, e resgatar ideias voltadas para o ser humano e espaços de convivência. Nós acreditamos que ao usar a bicicleta não apenas como um meio de transporte, mas como um meio de transformação, será possível alcançar uma mobilidade urbana sustentável de verdade.
Para onde vai a sua ajuda?

O dinheiro arrecadado com este projeto será utilizado principalmente para custear as passagens aéreas dos convidados internacionais, além de gastos gerais do evento. Nesta edição de 2014, já contamos com 7 convidados internacionais, entre professores, artistas, arquitetos e ativistas que fazem toda diferença.

São eles: Elly Blue – Portland, USA; Mona Caron – São Francisco, USA; Lars Gemzøe – Copenhagen, Dinamarca; Carlos Cadena Gaitán – Maastricht, Holanda; Carlos Marroquin – San Andrés Itzapa, Guatelama, Olga L. Sarmiento – Bogotá, Colombia, e Chris Carlsson – San Francisco, USA.

A organização está acontecendo desde fevereiro de 2013, de modo horizontal – são permitidas as participações e apoio, inclusive financeiro, apenas de pessoas físicas, sem a possibilidade de divulgação de logomarcas. Esse é um evento de pessoas e para pessoas.

Para saber mais

http://www.forummundialdabici.org

Lista de discussão: http://bit.ly/lista_fmb3

Nenhum comentário:

Postar um comentário