quinta-feira, 24 de abril de 2014

Radicalismo chinfrim

Obra "A cidade" de Fernanda Léger, 1919. 

Basta ter construções neológicas como freak-in-out, free-weird-extreme, cloud-music, e tantas outras bobagens que lá está ele – o radical chinfrim.
Ele não gosta de nada e esta atitude é revolucionária. Não gosta de se enturmar com quem fala de futebol ou sobre varões da literatura. Desejava morar dentro de um esgoto, mas sua cama comprada com o dinheiro da bolsa universitária é melhor opção. Não gosta de aulas nem professores, pois estes são babacas ultrapassados. Os melhores filmes são aqueles que ninguém conhece, quando os filmes ficam conhecidos, o radical para de gostar e começa a adjetivar o filme de superestimado.
Compra roupa em brechós, mesmo que de pior qualidade e mais caras, o radical é uma obra estética, mesmo que de mau gosto.
Na política, é meio anarquista meio fascista, caminha sempre pelos extremos, mas no final do mês liga para mamãe mandar dinheiro para comprar seus brinquedinhos high-tech. Possui um Mac, mas defende violentamente, até com imposições, softwares livres.
Ele é uma mistura de Hitler com Bakunin, Mussolini com Solanas, Mujica com Gabeira, Jobs com Stallman.
Não gosta de coisas coloridas, pois conjunturalmente isso é meio “ursinhos carinhosos”, mas mostre um dégradé de cinza que seus olhinhos explodem em depressões coloridas.
De poucos amigos, forjando uma misantropia ele vai crescer e infelizmente não vai cometer suicídio, vai apenas mudar de uma hora para outra. Ele dirá com idade avançada: “as coisas mudam”.
É assim caminha o espetáculo cínico contemporâneo, de radical para dono de empresa do papai, ou funcionário público sem relevância alguma.
  

2 comentários:

  1. Legal esses últimos dois textos, Antonio. Conheço muito radical que seu sonho é passar a vida carimbando documento porque na verdade não quer se comprometer com nada. É como aqueles bêbados que você na rua rindo com sarcasmo de tudo o que vê, mas na verdade essas pessoas acham que ser cínico o tempo todo é sinal de inteligência e lucidez somente encontradas em pessoas tão raras como elas próprias.

    PS: Escrevi pra você, mas acho que você não foi notificado. Isso acontece na porra do Facebook, o Daniel me escreveu no final do ano passado e eu só vi esses dias. Agora to olhando sempre.

    ResponderExcluir
  2. Vou entrar e te responder. Sobre o Facebook tem um esquema de filtro que é terrível. Entro lá e vejo. Abraços man!!

    ResponderExcluir