quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Emprestar livros e nunca mais recuperar

Emprestei um livro e nunca mais devolveram.

Todas as cidades que morei me presentearam com uma cena de filme de terror. Presidente Prudente, uma vez voltando pra casa vi um carro com a bandeira da Inglaterra escondendo a placa traseira do veículo atirar com uma pistola 380 numa república de universitários de medicina.  Treta de drogas. Atente-se, não foi o carro, mas sim quem estava dentro. Odeio a gramática e adoro desobedece-la em narrativas.
Em São Paulo, quando morei no Belenzinho, pegava o metrô perto do Brás diariamente e um surfista de trem tinha falecido no lugar. O IML levou uns cinco dias para tirar o cara jogado perto dos trilhos. Desta forma, ainda moleque, vi o mesmo defunto numa postura pitoresca quase uma semana.
Quando mudei para Curitiba, lá estava a sina perpetuando-se. Um cara com dívida impagáveis pulou do teto do HSBC bem no meio do Calçadão da XV, tinha miolo colado até no bondinho histórico que fica próximo. O mais incrível pra mim sempre foi a desumanidade destes e de todas outras situações. A maioria não se importa com uma vida alheia ceifada de forma tão violenta. Talvez isso mostra porque aceitamos uma guerra civil com 60 mil homicídios por ano e mais do que isso em mortes no trânsito.
Existem acontecimentos infelizes que não saem em jornal nenhum. Talvez você já tenha presenciado um e não achou nenhuma nota explorando o caso midiaticamente. É o underground da tragédia, a maior parte da população, incluindo eu e você, não merece nem nota em jornal do dia que se fodemos. Principalmente quando você se mata.  
Um camarada meu é exemplo disso. Saca esta notícia “Polícia prende integrante de quadrilha que rendeu família e usou arma com mira a laser em assalto” e “Polícia prende mais cinco integrantes de quadrilha que aterroriza famílias e usa armas com mira laser”. Saiu a notícia que pegaram a quadrilha, mas não o que o camarada passou na mão destes filhos da puta no Campo Comprido, em Curitiba.
Oito horas da noite, quarta-feira, 2016. O mano está chegando de mais um dia do trampo que paga mal, busão lotado e esperanças de um dia melhor. “Se deus quiser”.
Abriu o portão da casa e já ouviu “Perdeu caralho!” e o terror começa.
Quatro caras invadem a casa deste camarada que mora com três familiares e um lhasa apso, gritam: “Nóis vai mata todo mundo porra!” A irmã começa a chorar e o infeliz do cachorro chega no momento do assalto. Um do bando fez questão de pegar o dócil pet e quebrar o pescoço e atirar contra a parede.
Depois amarram os três com cadarços e levaram até as calcinhas da irmã dele. Anos trabalhando oito horas e quarenta e quatro minutos para perder tudo em uma hora e meia. Bicicleta, tênis, carro, televisão, esperança e o livro que emprestei do Nietzsche – Humano demasiado humano.
A irmã desesperada começou a rezar o Pai nosso baixinho. O assassino do cachorrinho apontando a arma para cabeça dela gritava: “Com quem você está falando porra?” O cunhado do camarada começou a reclamar que tinha diabetes o cadarço estava muito apertado e iria matar ele, a resposta foi: "É assim que a polícia nos trata filha da puta!”.
O maluco chorou brutalmente no dia seguinte, foi um dia ruim para quem conhece ele. O patrão até adiantou uma grana para ele comprar roupas, pois levaram tudo, tudo mesmo. As vezes a humanidade surge de quem a gente menos espera.
Uma semana depois, como você pode notar acima, pegaram os malacos. Ligaram para ele fazer o reconhecimento na Delegacia. Ele reconheceu um do bando. A polícia sempre coloca o cara que cometeu crime em meio a estagiários e policiais para ver se você acerta. No caso, ele passou no teste de tragédia pessoal. Daí você vai pra segunda fase, reconhecer os teus pertences. Finaliza na terceira e só os recupera apresentando nota fiscal.
No dia apareceram onze famílias na delegacia e quando ele foi olhar os pertences tinha carrinho de bebê, fraldas, roupas infanto-juvenis, televisores, liquidificadores, meias, celulares e um pinto de borracha gigantesco long dong marrom.
Disto tudo tenho algumas certezas. Este caras serão soltos em breve, o pinto de borracha e o livro do Nietzsche nunca mais serão recuperados.









Nenhum comentário:

Postar um comentário