(Pontos de Encontro entre as obras de Edgar
Morin, Fernando Pessoa e Outros Escritores)
Humberto
Mariotti
(Comunicação
às 3as Conferências Internacionais de Epistemologia e Filosofia Campus
Acadêmico de Viseu, abril, 2002)
Refletir quer dizer, ao
mesmo tempo: a) pesar, repesar, deixar descansar, imaginar sob diversos
aspectos o problema, a idéia; b) olhar o seu próprio olhar olhando, refletir-se
a si mesmo na reflexão. É preciso alimentar o conhecimento com a reflexão; é
preciso alimentar a reflexão com o conhecimento.
EDGAR MORIN
A
vida é breve, a alma é vasta.
FERNANDO
PESSOA
O
esforço para a reforma do modelo de pensamento que hoje predomina em nossa cultura tem várias
vertentes. Muitos são os seus proponentes e diversificadas as suas propostas. A
obra de Edgar Morin está entre os pontos altos desse empreendimento. Em
especial, destaca-se a sua mais importante concepção epistemológica, o
pensamento complexo. Nele não predomina o raciocínio fragmentador (o modelo
mental binário do “ou/ou”: ou amigo ou inimigo; ou bem ou mal; ou certo ou
errado; ou ocidente ou oriente; etc.). Tampouco prevalece o utopismo da
primazia do todo — o sistemismo
reducionista.
Uma
visão de mundo abrangente deve nascer da complementaridade, do entrelaçamento —
do abraço, enfim — entre esses dois modelos mentais. Assim Morin denomina o
pensamento complexo: o pensamento do abraço. Eis por que proponho, neste texto,
falar sobre o que chamo de cinco saberes do pensamento complexo: saber ver,
saber esperar, saber conversar, saber amar e saber abraçar. Todos estão
inter-relacionados, abraçados, e por isso dependem uns dos outros para ser
vividos em sua plenitude. Vejamos como.
SABER VER
Jean-Paul Sartre, entre outros, percebeu que nossa existência é confirmada pelo olhar do outro. Mas não é necessário ser um filósofo para chegar a essa conclusão. Peter Senge1 relata que entre certas tribos do Natal, na África do Sul, o principal cumprimento é a expressão Sawu bona, que quer dizer “eu vejo você”. As pessoas assim saudadas respondem dizendo Sikhona, que significa “eu estou aqui”. Ou seja, começamos a existir quando o outro nos vê.
E
mais: existe, entre tribos africanas que vivem abaixo do Saara, a ética ubuntu, que vem da tradição Umuntu ngumuntu nagabantu, que em zulu
significa “Uma pessoa se torna uma pessoa por causa das outras”. Para esses
povos, quando um indivíduo passa por outro e não o cumprimenta, é como se
houvesse se recusado a vê-lo, o que significa negar-lhe a existência.
Saber
ver é antes de mais nada saber ver os nossos semelhantes. De fato, a
localização anatômica dos nossos olhos mostra que eles estão orientados para
ver o mundo — isto é, para ver o outro. Todos sabemos que há certas partes de
nossa anatomia que só podemos enxergar em ângulos muito precários, e outras que
não podemos ver de modo algum.
Convém
notar que a unidimensionalização da
visão — que nada mais é do que o resultado da apropriação do olhar pela cultura
dominante — é um dos fenômenos mais alienantes do nosso cotidiano. A iconização
da sociedade, isto é, o fornecimento de um mínimo de palavras escritas e um
máximo de imagens padronizadas, conduz a uma diminuição do contato com a razão
— o logos. Disso resulta a restrição
ao acesso das pessoas ao imaginário, o que as leva a ver o mundo de modo
concreto e literal.
Essa
é uma das principais causas da redução da capacidade de lidar com a palavra e,
por conseguinte, de conversar. É uma forma de dificultar a formação de
consensos derivados da experiência e perpetuar a unidimensionalização. Trata-se
de reprimir o imaginário e a diversidade em todas as suas dimensões: na
linguagem escrita e falada, na expressão corporal, na produção de imagens e
símbolos, enfim, em todos os meios pelos quais o indivíduo pode se opor à
massificação.
As
imagens e os símbolos veiculados pela linguagem tendem a quebrar a linearidade
do nosso pensamento. Nesse sentido, os mitos são indispensáveis à facilitação
das conversações e, em conseqüência, à formação de consensos. A experiência
mostra que ao compartilhar histórias, lendas e narrativas, as pessoas vêem
abrandado o seu ânimo competitivo e litigante. No entanto, como alerta o
historiador e mitólogo Joseph Campbell, os símbolos têm, ao longo da história,
levado povos inteiros a comportamentos violentos e destrutivos. Para Campbell,
muitos desses comportamentos resultam da interpretação literal do conteúdo de
mitos heróicos. As metáforas são tomadas como reproduções exatas do real, e
desse modo reaplicadas à prática.
É
claro que essa espécie de compreensão pressupõe mentes como as nossas, condicionadas por uma
cultura cujos mitos básicos configuram uma interminável crônica de guerras,
pilhagens, vinganças e punições. É dessa maneira que os fundamentalismos
reforçam os condicionamentos, que por sua vez reforçam os fundamentalismos e
assim por diante.
A
primitivização de nossas mentes pela supressão da palavra (em especial a
palavra escrita) traduz-se na prática pelo estreitamento de nossa percepção de
mundo. Dessa maneira, ela passa a depender de quase que um único sentido — a
visão. A audição vem em segundo lugar, mas com menos destaque. Essa
circunstância nos torna cada vez menos capazes de perceber a importância do
conjunto. Perdemos a abrangência de avaliação proporcionada pela totalidade dos
sentidos, e dessa forma nos afastamos da perspectiva sistêmica de estar no
mundo. Em conseqüência, as percepções veiculadas pelos sentidos que têm sido
reprimidos e anestesiados são desvalorizadas, o que favorece a
unidimensionalização e a manipulação.
É
indispensável que evitemos assumir uma visão conspiratória desse fenômeno, para
não cairmos mais uma vez no eterno equívoco (ou conveniência) de atribuir as
causas de nossas dificuldades só a fatores externos, dos quais nos julgamos
vítimas indefesas. É bom que estejamos alertas para essas circunstâncias, pois,
ao que parece, muitos de nós estão convencidos de que a alienação das massas,
com todas as suas conseqüências, resulta da atuação de um establishment onipotente, ao qual é inútil resistir. É com essa
espécie de desculpa que costumamos fugir à responsabilidade de ter de lidar com o real.
Convém não esquecer
que tudo isso vem acontecendo com a nossa anuência,
consciente ou não. Essa postura de vítimas, aliás, expressa-se em nossa tendência
a dar pouco valor às iniciativas individuais para a transformação social: se
sou uma vítima, e ainda mais estando isolado, como poderei mudar alguma coisa?
Muitos parecem não entender que para superar essa circunstância é fundamental o
desenvolvimento do fabulário, que aglutina as pessoas. Parecem não compreender
também que para isso a palavra, as imagens, os sons e as sensações tácteis e
olfativas precisam caminhar juntos, como meios de percepção e integração de
nossa experiência no mundo.
O
que aconteceria se de repente perdêssemos a visão, ficando dependentes dos
demais sentidos? Essa foi a idéia que levou o escritor português José Saramago
a produzir o romance Ensaio Sobre a
Cegueira. A história se passa em uma grande cidade, onde as pessoas começam
a ficar súbita e inexplicavelmente cegas. Pior ainda, o problema é contagioso.
O alastramento do surto marca o início de uma série de terríveis
acontecimentos, centrados num só fato: as desventuras de uma sociedade que,
acostumada à unidimensionalidade, a um modo quase único de perceber o mundo, é
de súbito levada a depender por inteiro dos demais sentidos, que sempre havia
mantido em plano secundário.
Continuemos
com o romance de
Saramago. Os casos de cegueira vão se multiplicando. A primeira providência tomada
é previsível: os cegos são confinados, com guardas armados a vigiá-los — a
clássica atitude concentracionária, à qual nossa cultura recorre sempre que tem
de lidar com pessoas que de um modo ou de outro se revelam diferentes. A
história prossegue, e logo se estabelecem entre os cegos confinados ações que
oscilam entre a competição e a cooperação. Seguem-se cenas em que essas
circunstâncias se generalizam, e a disputa pela comida leva a conseqüências
degradantes, que se alastram para fora do ambiente do confinamento.
O livro é uma metáfora das desventuras de uma sociedade cujo principal
modo de perceber o mundo foi suspenso. A isso se adiciona o fato de que esse
modo de percepção, por sua própria natureza, impele as pessoas a buscar
referenciais externos, com o resultante apagamento progressivo da vida
interior. No romance, ao se verem privadas desses referenciais (impedidas, por
exemplo, de consultar o Grande Guru que é a televisão), elas se dão conta de
seu vazio interno e partem para a busca de uma solidariedade perdida, o que é
feito de modo canhestro e ineficaz. Não se pode, aliás, esperar outra coisa de
indivíduos mais preparados para a competição do que para a parceria.
O
romance de Saramago pode ser lida como um questionamento ao pensamento único,
apropriado pelo poder de uma cultura em que o homem perdeu o sentido da
globalidade e o de si mesmo. Nesse contexto, a proposta do pensamento complexo
corresponde a uma retomada da pluri-sensorialidade. Esta pode ser considerada
um equivalente orgânico da transdisciplinaridade — uma forma de ver e entender
o mundo, traduzida em um saber que questiona a cegueira do modelo mental
dominante.
Esse
detalhe pode não
ser claro para muitos de nós, mas não escapou à sensibilidade de um grande
poeta. Falo de Fernando Pessoa, em cujos versos se lê:
E
penso com os olhos e com os ouvidos
E
com as mãos e com os pés
E
com o nariz e com a boca.2
O
que nos conduz de volta ao marco inicial: saber ver é saber ver o outro, único
ponto de partida humano para começar a enxergar o mundo. Ou, como diz Pessoa,
O
essencial é saber ver,
Saber
ver sem estar a pensar,
Saber
ver quando se vê,
E
nem pensar quando se vê
Nem
ver quando se pensa.
Mas
isso (tristes de nós, que trazemos a alma vestida!),
Isso
exige um estudo profundo,
Uma
aprendizagem de desaprender.3
A expressão “trazemos a alma vestida”, pode
ser vista como uma alusão ao fato de nossa cultura estar atrelada ao modo de
pensar binário, ou pensamento linear, o qual estreita e obscurece nossos
horizontes mentais, e assim nos impede de perceber muitas das nuanças da
realidade. Trata-se de um padrão que, entre muitas outras coisas, privilegia o
conhecimento tecnocientífico e deixa em segundo plano a vertente humanística do
conhecer.
Já
versos como “isso exige um estudo profundo/uma aprendizagem de desaprender” nos
conduzem ao que Morin viria reconhecer como a necessidade da reforma do sistema
de pensamento acima mencionado, o que gerou sua atitude epistemológica
fundamental: o pensamento complexo. É indispensável — sustenta o pensador
francês — aprender a aprender.
Tudo
isso visto, convém lembrar que os poemas aqui citados foram escritos no começo
do século 20 (Pessoa morreu em 1935). Ou seja, bem antes de se começar a falar
de modo constante em complexidade, reforma do pensamento, aprender a aprender e
temas semelhantes. O próprio Morin vê em Pascal a inspiração inicial de seu
pensamento complexo. Percebe-se, então, como a vasta cultura literária e
filosófica de Morin — à qual ele nunca deixou de recorrer — inspirou muitas de
suas descobertas mais importantes. Assim, sua conhecida admiração pelos poetas
e ficcionistas só faz enaltecer o seu trabalho.
Falemos
mais um pouco
sobre Fernando Pessoa. Os famosos heterônimos, por exemplo (Ricardo Reis,
Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e outros menores), correspondem às partes que
compõem o todo de sua obra; e esse todo retroage sobre as partes
realimentando-as. Eis aqui um dos princípios do pensamento complexo: as partes
integram o todo mas não perdem suas características individuais.
Os
heterônimos são partes, mas a obra pessoana não perde a unidade por causa da
diversidade deles. Trata-se de uma evidência marcante da realidade do complexo
que, como observa Morin, vem do latim complexus — aquilo que é tecido
junto. Como na metáfora moriniana: os fios compõem o tapete; este só é tapete
por causa dos fios; mas o que o constitui é a relação entre os fios de sua
contextura e o conjunto da tapeçaria. Em poucas obras literárias o fenômeno da unitas
multiplex (unidade na multiplicidade) surge com tanto vigor como nos
trabalhos de Pessoa.
Em
meu livro As Paixões do Ego4 — do qual deriva este
trabalho —, menciono ainda outra das múltiplas faces da contribuição pessoana.
Além do que se viu acima, Pessoa figura entre os primeiros criadores literários
a ter a intuição da fenomenologia, sem dúvida uma das vertentes do pensamento
complexo. Sabe-se que a poesia de Alberto Caeiro inclui a investigação de se a
linguagem humana é ou não capaz de representar o real. Caeiro concluiu que ela
não tem essa capacidade, ou a tem de forma limitada. Assim, diante da realidade
o poeta opta por descrevê-la como ela se apresenta; busca mais mostrar do que
explicar a experiência do ser humano em sua interação com o mundo.
A
célebre frase
“voltar às coisas mesmas”, de Edmund Husserl — introdutor da fenomenologia e da
filosofia moderna na Alemanha —, significa que o esforço fenomenológico implica
suspender os preconceitos, as idéias prévias, as teorias e, mediante essa
disposição, observar os fenômenos tal como eles se apresentam à nossa
experiência imediata.
O
ânimo transcendentalista de Husserl acabou por distanciar a fenomenologia da
vivência do cotidiano. Pessoa expressa em termos poéticos o que Husserl — ao
menos nas etapas iniciais do método fenomenológico — diz em linguagem
filosófica. Seu trabalho revela como a poesia, na qualidade de meio de
compreensão do mundo, tem tanto a contribuir quanto a filosofia — não fosse
ele, além de poeta, também um filósofo.
Por
meio dos versos de Caeiro, a lírica pessoana entrelaça as consciências lógica e
poética. Ela é, pois, uma forma de exercer a atitude fenomenológica; e com isso
ajuda-nos, e muito, a lidar com a complexidade. Alguns exemplos:
Não
acredito em Deus porque nunca o vi.
Se
ele quisesse que eu acreditasse nele,
Sem
dúvida que viria falar comigo
E
entraria pela minha porta dentro
Dizendo-me,
Aqui estou!5
(...)
Mas se Deus é as flores e as árvores
E
os montes e o sol e o luar,
Então
acredito nele,
Então
acredito nele a toda hora,
E
a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E
uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.
Mas
se Deus é as árvores e as flores,
E
os montes e o luar e o sol,
Para
que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe
flores e árvores e montes e sol e luar;
Porque,
se ele se fez, para eu o ver,
Sol
e lua e flores e árvores e montes,
Se
ele me aparece como sendo árvores e montes
E
lua e sol e flores,
É
que ele quer que eu o conheça
Como
árvores e montes e flores e luar e sol.6
(...)
Sim,
eis o que os meus sentidos aprenderam sozinhos:
As
coisas não têm significação, têm existência.
As
coisas são o único sentido oculto das coisas.7
(...)
A
espantosa realidade das coisas
É
a minha descoberta de todos os dias.
Cada
coisa é o que é,
E
é difícil explicar a alguém quanto isso
me alegra,
E
quanto isso me basta.8
(...)
O
Universo não é uma idéia minha.
A
minha idéia de Universo é que é uma idéia minha.
A
noite não anoitece pelos meus olhos,
A
minha idéia da noite é que anoitece por
meus olhos.
Fora
de eu pensar e de haver quaisquer pensamentos
A
noite anoitece concretamente
E
o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso.9
SABER ESPERAR
Para nós, não há nada mais difícil do
que esperar. A exemplo do que fez com tudo mais, nossa cultura privilegiou a
dimensão quantitativa do tempo. Deu primazia ao tempo medido em relação ao
vivido. Como a temporalidade medida é, em nossa concepção, igual a dinheiro, e
como o dinheiro com muita freqüência se
relaciona a imediatismo, ansiedade e temor, saber esperar reduziu-se a um
sinônimo de perder tempo, isto é, perder dinheiro e sentir medo.
Transformamos
o tempo em uma coisa, uma mercadoria, como mostrou Marx em seus estudos sobre o
tema. Na mesma linha, a apropriação do tempo (e a mecanização da gestualidade)
das pessoas foi também consagrado como o ponto central do taylorismo — a
“gerência científica” das linhas de produção industrial, que Charles Chaplin
satirizou em Tempos modernos.
Qualquer tentativa de fazer uma ontologia do
tempo suscita desde logo a questão de se ele é linear ou circular. É importante
registrar que nas três grandes tradições patriarcais de nossa época — o
cristianismo, o judaísmo e o islamismo — o tempo é linear. Na Bíblia,
com exceção do Eclesiastes, é assim que ele é considerado. Segundo essas
tradições, marchamos sobre essa reta com princípio meio e fim determinados,
sempre em direção a um alvo final — a morte — que pode representar a salvação
ou a danação eternas. Não existe possibilidade de segunda chance.
É essa linearidade que
torna possível as pressões, cobranças e advertências que instilam em nós o
pavor em relação a esse marco do qual não se volta. Tal circunstância
contribui, é evidente, para que encaremos a morte como um ponto final que nos
apavora e não como um dado da vida. Tende também a fazer com que desvalorizemos
a passagem, a trajetória, e tudo aquilo que com ela se relaciona.
Trata-se de uma unidirecionalidade que torna
possível as ameaças partidas de deuses masculinos, severos, punitivos e
fiscalizadores. Possibilitou, ainda, a emergência de filosofias como o
determinismo histórico de Hegel, apropriado por Marx e transformado em uma
espécie de via dolorosa, a ser percorrida na direção da beatitude final do
comunismo salvador.
Além
de levar à desvalorização do cotidiano, a retilineidade princípio-meio-fim
dificulta muito a prática da tolerância, da serenidade e da compaixão. Por
outro lado, sempre estimulou a “competitividade”. Porém, mesmo com o aceno a
penas terríveis e com a impossibilidade de retorno, não se conseguiu evitar as
infindáveis tentativas de burlar as punições mediante toda sorte de
estratagemas, muitos deles antiéticos.
Tudo
isso levou ao desaprendizado da espera. A concepção linear do tempo tornou
possível, como já foi dito, a sua apropriação e transformação em mercadoria —
ponto central da filosofia das linhas de montagem industrial e da idéia de
produto acabado. A reificação, a quantificação e a comercialização do tempo
fizeram com que ele se tornasse artificialmente escasso, e como tal objeto de
usura. É o caso dos prazos bancários — e também da apropriação e desvalorização
da temporalidade e da subjetividade. Nesse modelo não há lugar para o ser
humano individualizado, mas sim para o homem recortado, o homem-função.
O
padrão linear-quantitativo fez com que a técnica determinasse a vida humana e
não o contrário. Temos uma enorme dificuldade de compreender que, ao ver o
tempo só como um bem de consumo ou moeda de troca, perdemos a sabedoria da
espera. Isto é: perdemos uma das dimensões mais importantes da nossa
existência. Não sabemos distinguir o tempo cultural do tempo natural e pagamos
muito caro por isso. Ao institucionalizar a temporalidade linear, deixamos de
respeitar a diversidade das temporalidades individuais.
Essa é a tônica da nossa cultura,
na qual os dominadores impõem aos dominados (mas também a si próprios) o seu
modelo mecânico de temporalidade, e o tempo da cultura patente reprime o da
cultura latente. É claro que precisamos dessa linearidade para as práticas da
vida mecânica — mas não precisamos dela como indutora de paranóias.
Do
ponto de vista qualitativo, o tempo não se ganha nem se perde: vive-se. Nas
grandes tradições anteriores à judaico-cristã, a temporalidade é circular,
reflete a dinâmica dos sistemas da natureza, o que nos mostra que vivemos num
mundo de ciclos. Com elas, aprendemos que saber esperar é saber viver.
É preciso reaprender a aguardar o nascer
do dia, o cair da noite, a chegada de uma estação do ano, as fases da lua, o
desenvolvimento de uma idéia. Os ciclos da vida incluem o tempo de espera dos
sistemas. Vivemos neles e eles em nós. Não há como desenvolver uma alteridade
bem diversa da que vivemos hoje sem entender a complementaridade dos tempos
linear (o tempo mecânico-produtivista) e não-linear (o tempo sistêmico). Ela
nos levará a uma visão complexa da nossa
temporalidade.
É
preciso, por exemplo, não pretender apressar a chegada da felicidade. Essa
proposta não quer dizer que devamos esperá-la passivamente, mas por outro lado
mostra que de nada adianta persegui-la como se ela fosse uma caça. Com efeito,
a experiência mostra (e insistimos em não aprender com ela) que é a perseguição
ansiosa da felicidade que muitas vezes nos faz infelizes.
Aqui, a noção de coisa mais uma vez faz com
que ignoremos a de processo: a felicidade que se busca com tanta sofreguidão é
apenas a da acumulação material. Essa é a idéia de felicidade que herdamos do
Iluminismo, e que continua em vigor até hoje. Ela pressupõe que as sociedades
caminharão sempre rumo à perfeição, que o evoluir da história está
predeterminado por leis fixas e que o indivíduo, na qualidade de instrumento
desse determinismo, é conduzido por ele.
Trata-se, pois, da idéia
de felicidade projetada sobre uma linha de tempo, sujeita à quantificação e que
suscita, no outro pólo, a noção de escassez. Esta, por sua vez, produziu a
convicção de que prolongar o processo vital é igual a prolongar a felicidade.
Trata-se de um ponto de vista em princípio razoável, mas que em certos casos,
além de desvalorizar o momento presente, inspira ações de postergação
artificial da vida em situações em que ela já não é compatível com a dignidade
humana.
Fala-se
pouquíssimo na felicidade que surge no aqui-e-agora do convívio das pessoas — a
felicidade solidária. É compreensível: nosso cotidiano competitivo pode ser
tudo menos feliz, embora seja nele, e não num reino transcendental, que temos
de viver. Nossa mente tem pouca capacidade de entender e valorizar a felicidade
que emerge da convivência. Um dos motivos para isso é que esta não é facilmente
apropriável e transformável em moeda de troca, como se faz com o tempo.
Os obstáculos a essa compreensão são muitos e
estão muito enraizados nos cânones de nossa cultura, segundo os quais é preciso
competir, batalhar, ganhar muito dinheiro para poder comprar a felicidade. Na
prática, as pessoas não raro acabam concluindo que é tão difícil ser feliz por
esses meios que imaginam que o seja por todos os demais. E assim, no fim das
contas, acabamos nos considerando incapazes de ser felizes seja de que maneira
for.
A
felicidade não está no término de uma linha de tempo, na qual o começo e o meio
também estão predeterminados. A própria idéia de conquista subentende-a difícil
e fugidia. Nessa ótica, ela é considerada uma forma de vantagem e continuamos a
persegui-la por toda parte — menos onde se encontra: no espaço de convivência
com o outro humanamente legitimado, e no respeito ao tempo de que ela precisa
para emergir.
Saber esperar não é uma condição que deriva de
um conjunto de regras, de um sistema filosófico ou de uma disciplina
pragmática. Tampouco é uma condição transcendente, à qual devemos nos curvar
movidos pela fé. Trata-se de uma dimensão importante da condição humana, e
negá-la é negar a própria essência do viver.
Não é por acaso que saber
esperar é uma dimensão tão feminina. Na mulher, essa
característica não é uma virtude, uma proposta metafísica ou um valor moral.
Pode até evoluir para tudo isso, sem dúvida, mas no princípio, na base, saber
esperar é uma questão biológica. A mulher é um ser lunar, que sabe que precisa
aguardar pelos grandes ciclos de seu universo orgânico: o menstrual, o
gravídico, o puerperal, o do aleitamento. Ela sabe que não há como tentar
acelerá-los, nem competir com eles sem que os resultados sejam desastrosos. E é
essa sabedoria do viver que a capacita para a sabedoria do conviver.
Aprender com a mulher os
mistérios da temperança e da serenidade é algo que nós, os homens,
precisaríamos voltar a fazer.10 Digo voltar, porque já
sabemos que era assim nas ancestrais culturas matrísticas. Se existe uma
biologia do amor, existe também uma biologia da espera, e saber exercê-la é o
caminho natural para aprendermos a lidar com a ansiedade e o imediatismo. Não
estou dizendo que a mulher é superior ao homem ou vice-versa, mas convém
lembrar que, em nossa cultura, um dos grandes obstáculos à compreensão e
aceitação da biologia da espera é a tradicional desvalorização do feminino.11
Há
muito que lançamos sobre as mulheres a culpa pelas dificuldades e frustrações
que nosso imediatismo nos faz passar. Projetamos nelas os preconceitos oriundos
de nossa insistência em negar a não-linearidade e a complexidade inerentes ao
mundo e ao tempo. Por isso, dizemos que elas são imprevisíveis, inconstantes,
obscuras, difíceis de lidar. Ou seja, dizemos que a mulher encarna todos os
aspectos da vida que nossa mente racionalizadora não consegue pôr sob controle,
esquecidos de que, ao nos expressarmos assim, reafirmamos que o feminino é a
própria vida, da qual tanto nos queixamos, e à qual, ao mesmo tempo, tanto nos
apegamos.
SABER
CONVERSAR
O
que para nós é claro, pode ser incompreensível para o outro. Como observam
Joseph O’Connor e Ian McDermott, em princípio tendemos a julgar a nós mesmos
pelas nossas intenções e não pelo resultado de nossos atos.
Esse pressuposto em muitos casos
nos leva a ser auto-tolerantes: se algo dá errado, ou se o resultado de nossas
atitudes prejudica alguém, sempre poderemos dizer que não era essa a nossa
intenção. Por outro lado, costumamos julgar o outro não pelas suas intenções
(que nem sempre podemos adivinhar), mas por seu comportamento. Se algo não dá
certo, ou se alguém é prejudicado, torna-se bem mais difícil sermos tolerantes
com ele.
Mas
ocorre que o tipo de alteridade ao qual estamos culturalmente determinados —
gerador de mil cautelas, medos e desconfianças — não nos põe à vontade para
conversar de modo aberto sobre as nossas intenções. Ao contrário, muitas vezes
tendemos a escondê-las ao máximo. Se avalio o outro apenas pelo seu
comportamento (e não pelo seu comportamento mais
as suas intenções), é claro que ele me julgará do mesmo modo.
Esse
é mais um dos resultados da limitação de nossas percepções e entendimentos pelo raciocínio de
causalidade simples, que reforça a desconfiança e a constante busca de
“provas”, aumenta o nível de cobranças e
dificulta a tolerância. Somos inclinados a reagir a comportamentos e não a
interagir com intenções e condutas.
Modificar o nosso modelo de conversação
constitui, talvez, a melhor forma de lidar com essa dificuldade. Sabemos que
nosso conversar é determinado por um alto nível de institucionalização. Em
nossa cultura, não são muito freqüentes as oportunidades de falar com liberdade
e sinceridade. Essa situação poderá mudar de modo significativo, se e quando
conseguirmos transformar nossas conversas em trocas de intenções, em vez de
continuar a fazer delas meios de ocultá-las. É preciso construir uma ética do
dialogar, cujo ponto de partida pode ser a aprendizagem de como receber feedback (em especial o negativo) e
mudar em função disso.
É claro que essa atitude não
significa que devemos fazer tudo o que o outro quer. Nosso principal empenho
será fazê-lo dar-se conta de que estamos procurando entender que seu
comportamento provavelmente reflete as suas intenções, e que esperamos que ele
faça o mesmo a nosso respeito.
Precisamos estar bem conscientes, porém, de que a
alteridade que baliza a nossa cultura potencializa as posições reativas e
dificulta as criativas, o que não quer dizer que devamos renunciar a estas. A
chave para compreender esse sistema é tentar chegar às intenções do outro.
Tudo bem examinado,
deduz-se que saber conversar é algo que só se aprende quando se é livre. Entre
as muitas maneiras de definir o que significa ser livre chama atenção a de
Viktor Frankl, que definiu liberdade como o intervalo entre o estímulo e a
resposta, isto é, o espaço entre as
questões que o mundo nos propõe e as respostas que lhe damos. Frankl sabia o
que dizia. As bases de seu pensamento — que deram origem a uma corrente de
psicoterapia existencial, a logoterapia — começaram na década de 20, mas foram
consolidadas em sua experiência como prisioneiro de campos de concentração
nazistas.
O psicoterapeuta Rollo May define liberdade do mesmo
modo: como a possibilidade que uma pessoa tem de estabelecer uma pausa entre o
estímulo e a resposta e depois orientar-se para uma determinada atitude,
escolhida entre várias outras. É esse intervalo, esse pequeno interstício, que
convida as pessoas a serem livres. E é dele que temos tanto medo: sempre que
chamados a visitá-lo, refugiamo-nos no já visto, no conhecido. Essa é a
principal forma de manter conversações que costumam louvar as virtudes do novo
e queixar-se da repetitividade da vida, mas que são, elas próprias, repetitivas
em sua insistência em opor-se a novas maneiras
de ver o mundo.
Quando digo que precisamos reaprender a conversar,
estou me referindo a essa circunstância. Reaprender a conversar significa
aprender de novo a utilizar nossos espaços de criação. Mas, como sabemos, o
medo de ser livres faz com que fujamos deles. Essa fuga se faz com mais
freqüência por meio de nosso hábito de fazer perguntas padronizadas, as quais
por sua vez suscitam respostas estereotipadas. Ou seja, dizemos o que os outros
querem ouvir para que eles nos respondam o que queremos ouvir — e assim nada se
aprende e nada se ensina.
Se cada um de nós
percebe o mundo segundo a sua própria estrutura, saber conversar significa
antes de mais nada saber perguntar. Expliquemos. Em nossa cultura, muitas vezes
o diálogo se torna uma competição, na qual se decidirá quem fala melhor, quem
argumenta com mais brilhantismo e assim por diante. Em geral, julgamos que uma
questão bem formulada é aquela que põe o outro em dificuldades. Sentimo-nos
vitoriosos quando conseguimos embaraçar o nosso interlocutor. Propor-lhe
perguntas difíceis, acuá-lo, significa para nós um triunfo. Com muita
freqüência, usamos as perguntas não para conversar, para aprender algo, mas
para “vencer” um debate.
O modo como o interlocutor entende o nosso
questionamento depende de sua estrutura, não do que perguntamos. Saber
perguntar é fazer perguntas que produzam alterações no questionado, isto é, que
o levem a aprender algo, a modificar-se e depois partilhar conosco o que
aprendeu. Nesse sentido, saber questionar, antes de ser uma pretensão a receber
algo de quem se pergunta, equivale a dar-lhe uma oportunidade de transformar a
sua estrutura, isto é, de aprender. Trata-se, no fim das contas, de um processo maiêutico.
Ensinar é propor questões mobilizadoras. Estas
produzem em quem as formula uma expectativa respeitosa diante da resposta, e é
por isso que saber questionar conduz a saber ouvir. Não pode haver indagações
adequadas sem a conseqüente preparação para receber o retorno.
Saber questionar equivale a desencadear um processo
de co-educação. Krishnamurti costumava dizer que o verdadeiro problema da
educação são os educadores. Marx preocupava-se em saber quem os educaria. Se
partirmos do princípio de que o verdadeiro papel dos educadores é formular
perguntas adequadas, segue-se que quem os educa são os educandos, ao dar-lhes
as respostas.
Nós somos o mundo.
Quando perguntamos algo a alguém, é o próprio mundo que se abre para essa
pessoa, não para desafiá-la ou constrangê-la, mas para proporcionar-lhe uma
oportunidade de modificar-se e, a partir daí, modificá-lo. Do mesmo modo, ao
recebermos a resposta é do mundo que ela vem. Nesse sentido, conversar com o
outro significa que o mundo está conversando consigo próprio por nosso
intermédio — é por isso que conversar significa estar-com, encontrar-se, religar-se,
descondicionar-se, libertar-se. Eis a essência da autoprodução.
George Johnson assinala que quando lemos algo, ou
quando conversamos com alguém, essa experiência produz modificações físicas em
nosso cérebro (isto é, mudanças de estrutura), que se manifestam pela formação
de novos circuitos neuronais e mobilizações de memória, que por sua vez levam a
dinâmicas diferenciadas. Logo, a multiplicação dessas conexões e sua
organização em forma de rede constituem o ponto central de qualquer processo
importante de transformação. Muitas vezes, absorvidos com a possibilidade do
emprego de métodos e técnicas mais elaborados, esquecemo-nos de que a fluidez e a naturalidade das
conversações compõem o que há de mais simples e importante para essa
finalidade.
Se o que define uma cultura é o conteúdo das redes
de conversação que a percorrem e compõem, saber conversar é saber construir um
universo cultural. Conversar é aprender, mesmo quando por um motivo ou por
outro nosso interlocutor não é capaz de nos dar a resposta que consideramos
“certa”. Dizer ao outro o que ele quer ouvir — e fazê-lo retrucar na mesma
medida — não é conversar, é monologar.
A conversação constitui uma oportunidade para que as
emoções de cada interlocutor se reorganizem. Como diz Maturana, ela promove o
entrelaçamento do emocional com o racional. Daí a importância dos pequenos
grupos. Eles representam a ampliação dos espaços de liberdade individual e, em
conseqüência, das possibilidades de aprender a conversar. A diversidade de
opiniões que caracteriza os grupos assim formados faz com que esses espaços de
criação jamais se fechem nem sejam preenchidos. Eles precisam ficar sempre
abertos, porque constituem uma região de troca e enriquecimento. Educar-se é
adquirir a capacidade de identificar e ampliar ainda mais os espaços de
conversação e, sobretudo, mantê-los sempre permeáveis.
A linguagem não acontece
nos interlocutores e sim no “entre”, no espaço comum criado entre eles e por
eles. Ocorre no intervalo de liberdade há pouco mencionado. Além disso, as
modificações estruturais produzidas pela linguagem não se limitam ao campo
verbal nem ao momento em que ocorrem as conversas.
Já sabemos,
com Maturana, que a linguagem promove modificações estruturais porque coordena
(organiza, sintetiza) os nossos comportamentos e, ao relatá-los, contribui para
que eles se modifiquem. As interações (os encontros) deflagram mudanças nos
sistemas vivos: são as coordenações. A linguagem coordena e relata essas
coordenações. Ela é, portanto, a coordenação das coordenações.
Muitas das dimensões de
nossas interações são inconscientes, mas nem por isso deixam de participar
dessas relações. Se é certo que boa parte da nossa conduta é determinada pelo
inconsciente, isso não quer dizer que nos devamos entregar por completo às
prescrições dessa parte oculta de nossa psique. Podemos lidar com elas de
vários modos. O principal consiste em fazer com que os conteúdos inconscientes
venham à tona, para que possamos tentar examiná-los e, dentro do possível,
fazer escolhas. Para a promoção dessa emergência a conversação é indispensável.
Por isso é que afirmo que saber conversar é saber ser livre.
SABER
AMAR
Se o inferno são os outros,
a felicidade também o é. Se não existe inferno sem os outros, também não há
felicidade sem eles. Amar é algo que já se nasce sabendo. Em geral, os pais
tentam educar as crianças para aperfeiçoá-las nesse saber. Procuram criar um
ambiente onde elas tenham oportunidades de desenvolver aquilo para o qual
nasceram, isto é, respeitar os outros e o mundo natural.
Mas sabemos que ao crescer elas se vêem obrigadas a enfrentar uma cultura que é o oposto de tudo isso. Têm de desaprender a amar, e disso se encarregam a racionalização, as ideologias e o conformismo, cuja estratégia é transformar o amor em um produto raro, difícil de obter e por isso mesmo muito valorizado no “mercado”. Esse fenômeno não afeta com a mesma intensidade os dois sexos, como veremos logo mais.
Jean-Jacques Rousseau12 fala do amour de soi (amor de si) e do amour propre (amor-próprio). No primeiro caso, o amor precede as posturas morais e se relaciona ao mundo dos instintos. É o amor pelo que somos, mas que se amplia em termos de amor ao próximo. Por outro lado, o amor próprio é o sentimento que nos leva a comparar-nos aos outros e julgar-nos superiores a eles.
Esses conceitos nos proporcionam mais uma forma de definir a cultura do patriarcado, na qual prevalece o amor próprio, e também a cultura matrística, em que predomina o amor de si, que leva ao sentimento de participação, à aceitação do corpo e da sexualidade e à legitimação do outro. No caso do amor próprio predomina a repressão, a vergonha do corpo e da sexualidade e a ânsia pelo domínio do mundo natural. Não é difícil, pois, compreender por que a mercantilização do amor e da sexualidade constitui uma das faces mais destacadas da cultura patriarcal.
Rousseau fala
de outro sentimento, a que deu o nome de idéia de consideração, que é uma
espécie de intermediário entre os anteriores. O filósofo mostra como é vital
para os homens viver em sociedade. Essa condição se manifesta pela necessidade
que os seres humanos têm de serem vistos uns pelos outros. Vem daí a idéia de
que o outro é um complemento indispensável do eu, o que coloca a sociabilidade
no próprio cerne da situação humana.
Humberto
Maturana e Gerda Verden-Zöller sustentam que somos seres dependentes do amor.
Vivemos, porém, em uma cultura que se caracteriza pela agressão e pelas guerras
— uma cultura de desamor. A questão que esses autores propõem é a seguinte: os
seres humanos são animais geneticamente agressivos e às vezes amorosos, ou são
animais amorosos que às vezes se tornam agressivos? Há outra maneira de
formular a pergunta: os seres humanos são animais geneticamente patriarcais,
que às vezes agem de modo matrístico, ou são animais geneticamente matrísticos
e culturalmente tornados patriarcais? Se recorrermos à teoria do cérebro
triúnico, de Paul Mac Lean, a questão poderá ser enunciada ainda de outra
forma: somos animais guiados pelas determinações
do cérebro reptiliano (agressivo), que às vezes agem segundo as determinantes
do cérebro mamífero (afetivo), ou o contrário?
Pouco
importa a forma de indagar. Sabemos que Maturana afirma que nossa agressividade
é (ou ainda é) de origem cultural. Sustenta, além disso, que somos seres que
vivem na linguagem. Se esta desaparecesse, também desapareceríamos como
humanos. Essas noções permitem entender de outra forma o que foi dito há pouco.
Se as crianças já nascem sabendo amar (isto é, se são biologicamente amorosas e
às vezes agressivas), as conversações da cultura em que vivem é que fazem com
que elas desaprendam o amor. Em conseqüência, passam a comportar-se de forma
agressiva, mesmo sendo geneticamente
amorosas.
Como se vê, o raciocínio
de Maturana é biológico, e vê o amor não como uma dimensão excepcional ou
virtude transcendente, mas como um fenômeno da natureza. Nesse sentido, a vida
amorosa é uma forma de exercermos essa
condição. É o que ele denomina de biologia do amor.
Mas
esse reducionismo inicial abre caminho para muitas reampliações. Amar o outro
significa reconhecê-lo e legitimá-lo, sem que ele precise de nenhum modo
justificar a sua humanidade. Todavia, vivemos em uma cultura em que prevalecem
o não-reconhecimento e a exclusão. Nesse caso, o outro não é aceito como humano
a priori: reservamos esse privilégio
para nós próprios e, a partir daí, pretendemos impor-lhe os nossos valores.
Isso significa que passamos a exigir do outro mais e mais provas de sua
humanidade e, por mais que ele as forneça, estaremos sempre prontos a
desqualificá-las.
Cabem
aqui mais algumas reflexões. Se estamos há tanto tempo orientados para o
desamor e para a agressividade, será que ainda há possibilidade de mudança? Ou,
de forma ainda mais pessimista, será que esse ponto já não foi ultrapassado e
agora malhamos em ferro frio?
É
muito difícil responder, pois qualquer resposta só poderia ser dada nos termos
dos nossos condicionamentos. Até que consigamos reduzir ao menos um pouco essa
limitação, quaisquer tentativas nesse sentido levarão a conclusões equivocadas.
De modo que nesse caso somos levados a pensar em termos excludentes: ou nos
resignamos ao que se vem repetindo há séculos — que o homem é biologicamente
mau e nada se pode fazer quanto a isso —, ou prosseguimos com nossos esforços de
reforma do pensamento.
Há
pouco, observei que amar é algo que já se nasce sabendo, mas que a cultura
dominante nos levou a desaprender. Assinalei também que essa desaprendizagem
não afetou na mesma proporção os dois sexos. Com efeito, o antropólogo Ashley
Montagu observa que a mulher cria e conserva a vida, enquanto o homem a
mecaniza e destrói. Para Montagu, o amor da mãe pelos seus filhos é o grande
modelo para todas as demais formas de relacionamento. Já no fim dos anos 60 ele
observava, embora não utilizasse essa expressão, que as mulheres são mais
preparadas do que os homens para pensar em termos sistêmicos.13
As palavras desse autor
mostram como, em geral, as mulheres não se deixaram condicionar tanto quanto os
homens pelo pensamento linear. Pode-se dizer que elas são as grandes produtoras
e mantenedoras do modelo mental sistêmico, representado pela intuição, que com
tanto empenho aprendemos a desprezar. Assim, deduz-se que saber amar é algo que
os homens precisam reaprender com as mulheres. Como diz Montagu, o que
precisamos é de um pouco mais do espírito feminino e um pouco menos da
agressividade masculina.
O
homem pode aprender com a mulher a pensar em termos sistêmicos, e, a partir
daí, ambos podem chegar a uma visão complexa de mundo. Mas para tanto ele precisa deixar de impor-lhe a
sua linearidade. Isso feito, a complementaridade ocorrerá de modo espontâneo,
porque os processos naturais são cooperativos e competitivos e não — como se
pensou durante muito tempo — só competitivos. A “competitividade” é uma
circunstância cultural, criada pelo medo que aprendemos a ter uns dos outros.
Nós, do sexo masculino, precisamos de ajuda para sair dessa situação, e esse
auxílio está bem mais próximo do que imaginamos.
É
evidente que aqui não me refiro ao feminino como sexo. Meu propósito é bem mais
abrangente: falo de um amplo conjunto de qualidades e habilidades próprias da
totalidade do ser humano que, no momento atual e pelas razões já apontadas, as
mulheres encarnam de forma mais ampla e mais clara. De todo modo — e com
Montagu —, reflitamos sobre o que diz Biron, personagem de Shakespeare:
From women’s eyes this doctrine I derive:
They sparkle still the right Promethean fire;
They are the books, the arts, the academes,
That show, contain and nourish all the world:
Else none at all in aught proves excellent.14
[Dos olhos das mulheres tiro
esta doutrina:
Elas ainda brilham como o
verdadeiro fogo prometéico;
Elas são os livros, as
artes, as academias,
Que mostram, contêm e nutrem
o mundo inteiro:
Sem isso, de qualquer forma, nada mais
dá provas de excelência.]
Maturana
observa que só o amor expande a inteligência, e parece não haver dúvidas a esse
respeito. Nesse sentido, sustento que viver a biologia do amor é viver de modo
inteligente, isto é, de forma competente, o que significa entre outras coisas
deixar de querer reduzir mistérios a problemas e vice-versa.. A inteligência é
ao mesmo tempo o resultado do amor e a vertente que o faz brotar. Quem ama
estende a mão. Quem estende a mão prepara-se para o abraço — e não se pode
abraçar a quem não se ama.
SABER ABRAÇAR
Para saber abraçar, é preciso antes
saber amar. Surge então a pergunta: o que será que eu preciso ver no outro para
que possa sentir vontade de abraçá-lo, isto é, tornar-me solidário com ele? Em
primeiro lugar, preciso ver a mim mesmo, e é por isso que devo evitar projetar
nele o que não desejo em mim. A maneira como vejo o outro depende mais de mim
do que dele, isto é, como trabalho o meu ego e dos resultados a que chego.
Nosso
ego funciona como o guardião dos condicionamentos de nossa mente. É o meio pelo
qual pomos em prática a razão instrumental. Trata-se, como se sabe, de uma
dimensão instituída, isto é, elaborada pelas circunstâncias da cultura. As
pessoas que se empenham em um trabalho sobre si próprias, seja pela
psicoterapia, seja por outros processos de desenvolvimento pessoal, podem
chegar a uma outra dimensão egóica — o ego trabalhado — que se aproxima de um
modo de viver não apenas mecânico.
Trata-se
de uma dimensão participante. Não estou propondo que tenhamos dois egos, é
claro. Ao nos darmos conta desse redimensionamento, porém, percebemos nossas
possibilidades e limitações. Defrontamo-nos a um só tempo com a liberdade e com
o nada.
Martin Heidegger diz que há duas formas
fundamentais de existência humana. A primeira se caracteriza pelo esquecimento
do Ser. A outra tem essa consciência, e faz com que vejamos a morte como um
fato da vida e não apenas como o seu término. No primeiro caso, temos a
existência pautada pelo ego-pensamento, que produz o homem individualista. No
segundo, surge o modo de viver do homem que se fez indivíduo sem se afastar de
seus semelhantes.
A marca central da
inautenticidade é a perda do sentido de totalidade.
Talvez seja essa a noção que temos maior dificuldade de compreender. Quando um
indivíduo se mantém inteiro, adquire a compreensão de que essa integridade pode
e precisa ser partilhada com o outro, isto é, com o mundo. A essência do ser
humano se define por meio de sua relação com o mundo, e guarda também uma
afinidade indispensável com a totalidade do Ser. Espinosa expressa essa
circunstância ao dizer que essa ligação configura uma unidade que é a própria
natureza. Esse é um dos motivos pelos quais a idéia de razão desse filósofo é,
na essência, ética.
Aceitar
a morte como um fato da vida equivale a admitir nossa vulnerabilidade e
finitude. O homem individualista, que se pretende imortal, acha que não precisa
de ninguém. O homem-indivíduo pensa o oposto. Nos termos do mito do curador
ferido, sua posição corresponde a admitir a possibilidade de estar lesado e, em
conseqüência, respeitar as feridas dos outros e dispor-se a ajudar a cuidar
delas.
Sem
essa consciência não poderemos instaurar uma nova ética da alteridade.
Acompanhando Montaigne, Goethe assim expressa a nossa situação: “Os homens
trazem dentro de si não só a sua individualidade, mas a humanidade inteira, com
todas as suas possibilidades”. Se persistirmos na recusa de assumir na prática
essa condição, continuará a ser para nós muito fácil agredir e eliminar o outro
— e, convenhamos, não pode haver vontade de abraçar aquele a quem vemos como um
condenado.
A
idéia da morte valoriza a nossa existência e faz com que valorizemos a vida do
outro. Nas palavras do psicoterapeuta Irvin Yalom, se a morte destrói o homem,
a idéia dela o salva. Aceitamos a morte como um fato da vida — e não apenas
como o fim de tudo — quando nos damos conta de que somos vulneráveis e frágeis
e de que o mundo (que inclui a figura do outro) também o é.
Eis o que chamo
de interfragilidade. Para chegar a ela,
é preciso percorrer três planos: a) primeiro, a fase de prevalência do ego, com
sua mão fechada, pronta para o soco, ou então crispada sobre e empunhadura da
espada; b) a seguir surge a etapa da mão aberta e estendida, que resulta do
trabalho sobre a dimensão egóica; c) por fim vem a mão estendida, que se
continua por um braço, que por sua vez se alia a outro e ambos se dispõem a
abraçar.
Os
braços pertencem a um corpo. No estado atual de nossa cultura, este é comandado
pelas determinações do ego não trabalhado, que precisa dele para utilizá-lo
como arma ou ferramenta, dado que é assim que exerce a competição e a
agressividade. O ego “possui” o corpo, e essa relação dividida transforma a
vida das pessoas em uma sucessão de apegos, disputas e conflitos.
Já
a experiência do ego trabalhado muda esse horizonte, porque torna-se claro que
não possuímos o nosso corpo: nós o somos.
Entendida dessa forma, a corporeidade passa a ser vivida como uma
intercorporeidade — e assim nos damos conta de que o corpo é o lugar onde se
fundem o morador e a morada, a teoria e a prática, o abstrato e o concreto, o
ser e o nada.
Da intercorporeidade emerge a
espiritualidade. Esta, como escrevi antes, corresponde a uma atitude de
respeito pelo mundo natural e participação em seus processos. Tudo isso começa,
é claro, pela relação com o outro. Não estou dizendo que não se deva buscar por
outros meios a transcendência, mesmo porque esta é uma dimensão necessária e
fundamental para o ser humano. O ponto
no qual insisto é que nenhuma iniciativa de religação pode ser tomada sem que
primeiro se chegue ao ponto mais importante de todo o processo, que é a
legitimação da figura do outro.
Se a busca do outro é
a procura da integração no mundo, dizer que o amor é
uma dimensão biológica só na aparência é uma redução. Uma reflexão mais
aprofundada revela que apenas por meio do outro é possível ampliar e
transcender as limitações de nossa fragmentação e solidão existencial.
A
busca da alteridade é inerente à condição humana. Já sabemos que a localização
anatômica de nossos olhos revela que eles estão orientados para enxergar o
outro. Também não podemos abraçar a nós mesmos: só o outro pode abraçar-nos.
Eis por que precisamos dele: para que nos abrace e assim nos ajude a saber que
existimos.
Somos seres desejantes. Mas, como intuiu o
psicanalista W. Fairbairn, a finalidade do desejo não é o prazer e sim a
relação com o outro. O prazer é um meio para esse fim. Não buscamos a
convivência por causa do prazer — é ele que nos leva a procurá-la. O si-mesmo
não é apenas único, é também coletivo. Nesse sentido, o indivíduo não tem
primazia sobre a cultura em que vive. Quanto mais nos identificarmos apenas com
o ego, mais dificuldade teremos de entender que o si-mesmo é a um só tempo
individual e comunitário.
Já em 1953, o
escritor argentino Ernesto Sábato15, certamente influenciado
por Martin Buber, via no processo histórico um impulso em direção ao feminino,
ao qual chamou de gamocentrismo. Esse abraço dos sexos pode ser visto como uma
metáfora para exprimir a complementaridade dos pensamentos linear e sistêmico,
que compõe o pensamento complexo, o qual por sua vez permite o entendimento e a
prática da visão de mundo neomatrística. Para Sábato as sociedades humanas se
movem, desde a Idade Média, segundo a seguinte dinâmica:
-
Comunidade
medieval (predomínio do Nós);
-
individualismo
mercantil do Renascimento (predomínio do Eu);
-
ciência
e capitalismo abstratos da modernidade (predomínio do Isso);
-
rebelião
romântica, existencial, concreta e feminina (predomínio do Eu);
-
síntese
fenomenológica, rumo a uma comunidade feminino-masculina (predomínio do Nós).
Neste
ponto, é necessário
fazer uma digressão. Sabemos que o início da experiência mental é inconsciente
e se estrutura com o feto no útero materno, imerso em seu pequeno mar de
líquido amniótico. Nesse ambiente ele está em paz, satisfeito e em “união
oceânica” com a mãe, como escreveu Freud. Ao determinar a expulsão brusca da
criança dessa “oceanidade”, o nascimento representaria um trauma terrível. É
dessa separação que se originaram mitos conhecidos, como o da queda e o que
fala de uma idade de ouro há muito perdida.
Nessa ordem de idéias, a partir do nascimento o ser humano se vê diante
de dois caminhos: ou supera o trauma primal e torna-se um indivíduo no mundo,
ou o nega e sua vida passa a ser uma longa jornada de volta à unidade perdida.
No segundo caso, tem-se o que ocorre com certos místicos, para os quais a busca
de uma fusão com o Universo significa a negação da existência individual —
julgada insignificante — e uma idealização da religação com o todo.
Essa posição tem sido interpretada por muitos
como alienante. Em termos psicológicos, corresponde a uma renúncia radical ao
ego, que por sua vez tem sido vista como uma alternativa a ter que enfrentar o
terror de sentir-se abandonado num mundo estranho e hostil. Para outros, ela
também representaria uma necessidade de onipotência, cujo resultado mais
imediato seria um certo desprezo por tudo o que é material.
O
desejo de diluição narcísica na totalidade pode também ser interpretado como a
raiz de nossa tendência de achar que pouco ou nada podemos fazer por nós
próprios, o que nos levaria a buscar apoio em âmbitos abstratos e idealizados.
Como resultado, nossos semelhantes passariam a ser encarados como fracos e
desprezíveis ou, na melhor das hipóteses, como companheiros de infortúnio.
Tenderíamos a transferir o nosso centro de auto-regulação para um domínio
externo, o que acabaria nos alienando cada vez mais da realidade.
É
muito importante
não confundir a necessidade de ser visto (reconhecido) e abraçado (acolhido)
pelo outro com o desejo de retornar a
essa “oceanidade”. Abraçar e ser abraçado derivam da primeira escolha atrás
mencionada, isto é, da opção de tornar-se um indivíduo neste mundo. Sustento
que ver e ser visto, tocar e ser tocado, abraçar e ser abraçado (pelo outro e
pelo mundo) são metáforas de integração, não de diluição ou apagamento. A
religação de que fala o pensamento complexo é uma reaproximação de saberes, a
ser posta em prática na concretude dos sistemas da natureza. Não se trata de
uma vontade de retorno, mas sim de uma efetiva participação na dinâmica dos
ciclos do mundo natural. É uma interdependência espontânea, que produz
autoprodução e autonomia, e não uma co-dependência induzida pelo medo, que
resulta em aprisionamento.
Foi dito e repetido que a negação radical do ego, ou sua transformação
em vilão, traz consigo o perigo de alienação e, em conseqüência, a negação do
outro. A suposição, por exemplo, de que a ancestral cultura matrística seria um
reino encantado, um grande útero materno ao qual todos devemos retornar, é um
equívoco que, em última análise, traduz o desejo de submissão a um matriarcado
ideal, que nada tem a ver com o modo matrístico de convivência.
Por
isso, é necessário que não confundamos as atuais propostas de sociedades de
parceria com fantasias de regressão a uma idade de ouro perdida. Essas
iniciativas incorporam várias das características da cultura matrística, mas a
consciência que as orienta está baseada em uma visão de futuro realista, e nada
receosa ou submissa. Do mesmo modo, o pensamento complexo está muito longe
dessa idéia de fusão “oceânica”. Sua proposta inclui a procura do
autoconhecimento, que resulta da compreensão de que o ego é frágil e por isso
precisa ser trabalhado e reestruturado, para que possa ser capaz de cumprir o
seu papel. Um ego frágil, alienado ou negado em nada ajudará na reforma do
sistema de pensamento.
O
eu contém o múltiplo (a sociedade, a cultura), que por sua vez o contém. Eis a unitas multiplex — a unidade na
multiplicidade, a tradução do abraço comunitário que envolve a cada um de nós.
Tudo isso se expressa de um modo dinâmico: o eu se transforma com a cultura,
que por sua vez o modifica, numa relação de congruência. O abraço não é um
substantivo, e sim um verbo — um verbo no gerúndio: melhor seria que
estivéssemos sempre abraçando e nos deixando abraçar.
A insistência em negar essa necessidade gera a
interminável seqüência das nossas aflições. Fingimos não saber que quanto mais
“competitividade” mais esperteza e menos inteligência. A esperteza fragmenta,
mutila, não respeita a unidade das coisas naturais. A inteligência aproxima,
abraça. Não pode ser medida, porque sua única dimensão é a totalidade.
Não é que a inteligência
seja melhor do que a esperteza, nem vice versa. Vejo as duas do ponto de vista
operacional — e afirmo que elas não precisam complementar-se, porque a primeira
já inclui a segunda, isto é, o homem inteligente é aquele que sabe que, no
fluxo das coisas, é preciso ser inteligente sem deixar de ser esperto. Sabe que
é necessário temperar a habilidade de resolver problemas mecânico-fisiológicos
com os limites éticos que a inteligência aponta para as conseqüências das ações
que os geraram.
A
“competitividade” é uma dimensão da esperteza. A competência está no âmbito da
inteligência. Dizer que precisamos trabalhar por mais inteligência e menos
esperteza equivale a propor que é necessário buscar mais individualidade e
menos individualismo. A individualidade é o ponto de partida natural para a
interpessoalidade. O individualismo é o marco inicial da competição predatória.
O homem que se individualiza é aquele que se diferencia da massa, mas não
imagina que pode se isolar de seus semelhantes. É o que se torna indivíduo sem se deixar alienar.
Não
há, pois, individualidade sem interpessoalidade. Ser indivíduo é buscar a
inteligência (que nasce da interpessoalidade) e saber lidar com a esperteza
(que se origina no individualismo). Não nos esqueçamos de que o homem que se
torna um indivíduo é uma síntese viva e criadora da condição humana, enquanto
que aquele que mergulha no individualismo imagina-se sempre primeiro e único o
que, como já foi dito, equivale a correr o risco de ser também o último.
Esperteza
(“competitividade”) é querer vencer eliminando os vencidos. Inteligência
(competência) é poder vencê-los e estender-lhes a mão, para que eles possam
amanhã ser também vencedores. A mão fechada é o começo da separação. A mão
estendida é o início do abraço. É o ponto de partida para o pensamento complexo
— marco inaugural do longo processo de busca da solidariedade.
NOTAS
1.
SENGE, Peter, et al. The
Fifth Discipline Fieldbook. Nova York: Doubleday Currency, 1994, p.p. 3-4.
2. PESSOA, Fernando. Obra Poética. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1974, p. 212.
3.
Id., ibid., p. 217.
4. MARIOTTI, Humberto. As
Paixões do Ego: Complexidade, Política e Solidariedade. São Paulo: Palas
Athena, 2000, pp. 245-246.
5.
PESSOA,
Fernando. Obra
Poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1974, p.207.
6. Id., ibid., p. 207.
7.
Id. ibid., p. 222.
8.
Id., ibid., p. 234.
9.
Id.,
ibid., p. 238.
10. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da Educação. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil, 1992, pág. 9, nota 1.
11. MONTAGU, Ashley A
Superioridade Natural da Mulher. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
1970, p. 3.
12.
Ver TODOROV, Tzvetan. A Vida em Comum: Ensaio de Antropologia Geral.
Campinas (S. Paulo): Papirus, 1996, pp. 24-25.
13.
MONTAGU, op. cit., p.
138.
14.
SHAKESPEARE, William. The
Complete Works of William Shakespeare. (William G. Clark, William A.
Wright, eds.) Nova York: Grosset & Dunlap, 1911, Love’s Labour’s Lost,
p. 182.
15. SÁBATO, Ernesto. Heterodoxia.
Campinas (S. Paulo): Papirus, 1993, p.91.
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Vozes, 1997.
YALOM, Irvin. Existential Psychotherapy. Nova York: Basic
Books, 1980.
SOBRE O AUTOR. Humberto
Mariotti. Médico
e psicoterapeuta. Pesquisador nas áreas de Complexidade e Ciência Cognitiva.
Coordenador do Grupo de Estudos de Complexidade e Ciência Cognitiva da
Associação Palas Athena (S. Paulo, Brasil). Coordenador do Instituto de Estudos
de Complexidade e Pensamento Sistêmico (S. Paulo) (www.geocities.com/complexidade).
Autor de, entre outros livros, Organizações
de Aprendizagem: Educação Continuada e a Empresa do Futuro (Editora Atlas,
S. Paulo) e As Paixões do Ego:
Complexidade, Política e Solidariedade (Editora Palas Athena, S. Paulo). No momento, escreve um
novo livro: A Busca do Humano: Conhecimento,
Desenvolvimento Pessoal e Consciência
Ética.
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