sexta-feira, 29 de abril de 2011

Música: Rock Dream

Boris é uma banda formada no Japão na década de noventa e liderada por Atsuo, atualmente vocalista e baterista da banda, juntamente com o baixista Takeshi e o guitarrista Wata, também vocalistas.
A banda mistura diversos gêneros musicais com raízes no metal e no punk. Doom, Drone, Sludge, hardcore, post-rock e o clássico punk parecem ser o ponto inicial para a banda criar algo novo. O resultado é uma diversidade devastadora na estrada do Rock and Roll.   
Já Merzbow é o projeto do japonês Masami Akita, considerado um dos pioneiros da música noise no Japão, que mais tarde se consagraria como um gênero próprio, o japanoise. O projeto surgiu no início da década de 80 quando Akita começou a utilizar eletrodomésticos quebrados para produzir sons. A partir daí, influenciado por movimentos radicais da arte, o músico seguiu produzindo incessantemente utilizando as mais variadas plataformas (desde instrumentos acústicos até laptops ligados a sintetizadores). O resultado é mais de cem álbuns gravados envolvendo o projeto. Hoje o Merzbow é um dos projetos mais conhecidos no mundo do gênero noise, colaborando com diversos outros grupos.

Rock Dream gravado em 2007 é o quinto álbum onde Boris e Merzbow tem um diálogo. A parceria tem seu primeiro registro em 2002 com o disco Megatone.
Na primeira faixa intitulada Feedbacker somos surpreendidos por trinta e cinco minutos de guitarras tocadas com lentidão, acompanhada por uma voz primando o sombrio e ruídos eletrônicos lisérgicos. É como se estivéssemos num pesadelo onde o tempo é desacelerado e somos obrigados a doutrinar nossos tímpanos para se preparar ao que vem em seguida.
A faixa termina com Masami Akita explorando ruídos eletrônicos e nos empurrando para o precipício da segunda faixa Blackout, iniciada também somente pelos memoráveis ruídos criados em computadores do músico. Em Blackout, com faixa de menor tempo, Atsuo grita várias vezes mudando o tom do disco, o que tem continuação na terceira música Evil Stack, cuja freqüência sonora é semelhante, mudando apenas na quarta faixa Rainbow, de vocais suaves e batidas menos enérgicas.
Assim Rock Dream segue em suas quatorze faixas contidas neste brilhante álbum que explora sem limites os mais diversos gêneros.
Sem mais delongas e evitando ser prolixo, vale destacar que é em Rock Dream que encontramos um clássico do rock japonês, a canção Flower, Sun, Rain. Música do grupo PYG de 1971.
A canção ganhou nova vida, a letra que tem algo que só japoneses são capazes com pano de fundo dos autores que a acompanha, aparentemente é um manifesto sarcástico, há de se descobrir...

Escrito por: Toni Sevilha


O link do cd você encontra nos comentários.

Um comentário: