quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como ser um artista de ruído parte um: fazendo ruído.

*ensaios satíricos publicados no falecido bostonoise.org

A primeira coisa para lembrar-se sobre ser um músico de ruído é isto: você não está fazendo música, você está criando um produto.  Decore este ditado, como todo o resto.


Seu nome

Seu nome é o que te apresenta como um artista. É a primeira coisa que as pessoas irão lembrar, e se você for como a maioria dos artistas de ruído, provavelmente será a única coisa que as pessoas vão lembrar.  A regra de ouro é escolher um nome que diga: “se você gosta de todos os outros caras, você irá gostar de mim”. A melhor maneira de alcançar este objetivo é simplesmente tirar duas palavras vagamente provocativas e reuni-las (a verdadeira criatividade é combiná-las em uma palavra). Há apenas duas disciplinas aceitáveis para artistas de ruído – destruição (morte, especialmente) e tecnologia – por isso não deixe de manter o seu Thesaurus em mãos.
Alternadamente, e especialmente se for um artista de Dark Ambient , você pode escolher um nome que soe vagamente como se fosse língua estrangeira, mas não é. Alemão é melhor para isso, apesar de toda a língua do velho mundo ser apenas bonita; artistas de Harsh Noise, naturalmente gravitam para japonês. Isso vem de um truísmo inegável que os americanos gostam de qualquer merda.

Seu equipamento

Lembre-se, sua música é inteiramente determinada pelo equipamento que você possui. Existem geralmente três categorias para configurar seu ruído: montes de lixo, ruído áspero, e todo o resto.
Uma hemorroida imunda (eu realmente não consegui pensar em outro nome) só precisa de duas coisas: uma enorme coleção de microfone de contato, e uma conta no ferro-velho local. Comprar algo feito de metal, colocar uns microfones de contato sobre ele e, em seguida, destruí-lo. Não se preocupe em como tudo isso realmente parece – a sua performance será atraente,  então as pessoas irão lembrar disso e desejarão comprar mais da sua merda.  Lembre: você não está fazendo música, você está criando um produto.
Artistas de Harsh noise devem usar pedais. E mais pedais. E nada mais que pedais. Talvez você possa desejar usar algum tipo de dispositivo de “playback” – um toca-discos, CD player, miniDisc, 4-track, ou (que alegria!!) um gravador de rolo -, mas isso não é estritamente necessário, e você não deve nunca usar mais de um, nunca.  Quando escolher os pedais, você deve sempre tentar fazer tudo analógico – até os delays. Não se preocupe em experimentá-los, basta compra-los de acordo com o quão legal eles pareçam. E se você pode pagar por um raro Flanger customizado à mão de 1975, compre imediatamente, mesmo se isso soar pior do que o pedal Arion que você paga vinte dólares na Guitar Center. Lembre-se, o seu equipamento determina a sua música, por isso, se você tem um pedal que mais ninguém tem, sua música deve ser melhor, correto?
Se você está no outro resto todo (por exemplo, power eletronics, dark ambient, entre outros) você deve sempre comprar synths bizarros e equipamentos caros, e, em seguida, tentar tornar-se detestável para fazê-los parecer exatamente como um monte de pedais baratos. Sintetizadores analógicos devem ser usados sempre que possível, mesmo que eles só possuam um oscilador e um filtro quebrado.  E lembre-se: se você não está gastando mais em equipamentos do que em aluguel, você está fazendo algo errado.


Além disso, ninguém deve usar outra coisa além de um mixer Behringer. Sempre.

Sua Música

Há apenas uma maneira de fazer barulho: plugue tudo em tudo, então aumente o volume, é este o caminho. Lembre-se que a qualidade da sua música é diretamente proporcional à quantidade de botões que você criar. Não se preocupe com o que isso parece – uma vez que não há nenhuma maneira de dizer “bom” ou “ruim” ruído, a conclusão lógica é que todo ruído é “bom” ruído. Você não tem que ser algo bom, conquanto que esteja alto. Você é um gênio artístico. (Porra, isso é provavelmente o porquê você começou a tocar ruído em primeiro lugar, certo?).

Se você for usar vocais, as letras devem ser sempre absolutamente indecifráveis – feedback da um “plus”.  Há duas maneiras de ir para um conteúdo sábio. Se você é um artista de power eletronics, suas letras devem ser exclusivamente sobre serial killers ou sadismo sexual. Se você é um artista de dark ambient precisará encontrar várias maneiras possíveis de dizer “eu estou irritado seu idiota”. Nunca, jamais, seja mais específico que isso. O ideal é que suas letras possam ser analisadas como uma explosão em uma fábrica de sinônimos.

Parabéns, você é um artista de ruído!

Bem vindo ao clube! Você está no caminho para estar no topo da pilha – o melhor – e em breve você terá a admiração inexorável de uns dez idiotas na sua cidade que realmente gostem dessa merda.

Mais ainda não acabou. Para obter toda a atenção que você deseja desesperadamente, você ainda tem que fazer duas coisas: colocar para fora o produto, e tocar em um monte de shows de ruído.

Estes serão os nossos assuntos nos próximos capítulos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário