sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Como ser um artista de ruído parte três: tocando ao vivo

*ensaios satíricos publicados no falecido bostonoise.org
Se você está gravando um show ao vivo ou simplesmente tocando, há uma regra fundamental para se lembrar

A CULPA É SEMPRE DO LOCAL!


Lembre-se, é um direito seu dado por Deus para fazer qualquer merda que quiser. Os malditos donos do clube devem implorar para lamber suas malditas botas. 

Promoção

Existem apenas duas maneiras de promover um show: listas de correio eletrônico e panfletos. Uma vez que estas são as únicas maneiras que descobrirão sobre o show, siga estas dicas para a máxima eficiência.
Sempre pratique spam em todas as listas que são vagamente ligadas ao ruído; avant-garde, hardcore, black metal, techno, todas as listas de gravadoras, e todas as listas de artistas famosos de ruído. (Você provavelmente já os usou para promover seu selo de qualquer maneira). As mensagens eletrônicas devem ser enviadas em HTML tão mal formatada que quem for ler precisará usar as barras de rolagem para ler uma única frase. Você deve escrever todo o texto com capslock ligado ou nunca tocar a tecla shift, nunca use pontuação. Não se esqueça de enviar uma cópia do seu panfleto em resolução de impressão em todos os correios eletrônicos.
Falando de panfletos... Existem basicamente dois métodos de produção deles. A primeira é a fotocópia de uma imagem violenta ou pornográfica, isso até ficará como um Teste de Rorschach (ou, melhor ainda, usar arte de alguém protegido por direitos autorais) então simplesmente rabiscar os nomes das bandas neles com um canetão.  O outro método é ficar rendenrizando duas semanas no computador usando o Photoshop, depois gastar uma grana em cópias coloridas acetinadas, mesmo que você só vai colocar cinco cópias em orelhões dentro de um raio de duas quadras da sua casa, isto um dia antes do show. (O primeiro é o método usual para os artistas de Harsh Noise que não tem capacidade suficiente para ser punk). 

Performando

Lembre-se: sua criatividade é a supernova que todo o universo gira em torno. Se não fosse por você o show não iria acontecer, então você tem o direito – ou melhor, o dever de ser um idiota. Você é um gênio, caralho, e você tem o direito irrevogável de tocar onde e como quiser.
Nunca promover o show – que é o trabalho de um organizador. Sempre procurar que seus amigos entrem de graça, mesmo que eles sejam os únicos que nunca veem seus shows. Não se preocupe em tocar na hora certa, e ter ataques de merda se for o primeiro a tocar. Se o local é um bar, pedir bebidas grátis para você e seus amigos para a noite inteira. Trazer equipamento suficiente para cobrir quatro mesas. Sempre leve pelo menos uma hora para configurar o som, e recusar a tocar se o cara do som não transforma-lo alto o suficiente para ser ouvido na cidade mais próxima.
Diferentes gêneros de ruído exigem diferentes performances. Se você é um artista, Monte de Lixo, você deve sempre tentar destruir tudo no local, começando com equipamentos da outra galera e terminando com o PA; ser especialmente destrutivo se você for o primeiro a tocar. Se você é um artista de Harsh noise, sua performance deve consistir em você sentado atrás de seus vários pedais de efeitos girando botões (lembre-se, a qualidade de sua música é diretamente proporcional à quantidade de botões que você gira). Tente não mover um músculo durante toda a apresentação e tocar pelos menos uns 40 minutos. Power eletronics e grupos de dark ambiente geralmente consistem de um vocalista e ou mais tocadores de synth. Vocalistas: gritar muito e parecer realmente puto da vida – não se preocupe em lembrar qualquer uma das palavras da letra, já que ninguém vai entendê-las de qualquer maneira. Tocadores de synth: ver harsh noise acima. 

Reservando um show

Quando se trata de um local como um bar, tenha sempre em mente que todo mundo que trabalha lá é um ignorante que não tem absolutamente nenhum apreço pela arte e cultura. Qualquer coisa que requeira um Q.I. acima da temperatura ambiente será totalmente perdido sobre esses arrepios. Eles estão interessados apenas em dinheiro, e não na obrigação moral de apoiar a elite de dez pessoas que compõe a cena.
Portanto, não tenha medo de mentir para eles. Não diga a eles que é um show de ruído. E estime duas vezes o tamanho do público, tanto para o local bem como para os artistas que irão tocar. Se você tem uma conversa de bêbado com o agente de reservas e ele diz que a data pode ser aberta, em seguida, o show está confirmado para essa data. Sempre comece pelo menos uma hora mais tarde do que foi combinado e nunca termine no tempo suposto.
Músico de ruído só deve tocar com outros músicos de ruído. A melhor ideia é fazer um festival – é lógico que trinta artistas de ruído trarão trinta vezes mais pessoas. Enviar a todos os artistas uma única mensagem um mês antes do show, em seguida, afirmar que eles tocarão, mesmo que ninguém confirme, especialmente se eles serão os headliners.
E quando metade dos artistas cancelar as performances idiotas, ninguém aparecer, e todo mundo perdeu dinheiro, lembre-se: a culpa é sempre do local.


Um comentário:

  1. Épico: " artistas de Harsh Noise que não tem capacidade suficiente para ser punk"
    E: "E quando metade dos artistas cancelar as performances idiotas, ninguém aparecer, e todo mundo perdeu dinheiro, lembre-se: a culpa é sempre do local."

    ResponderExcluir