segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Final de agosto: mais frio e uma semana incendiária.

Mais um mês que destoa na cultural local para quem é fã de música que não toca na Rede Massa. Uma semana completa de música contemporânea, ruído, acústica e até baladinha alternativa.


Começa hoje a Bienal de Música Hoje, segunda edição. Olhando a programação dei destaque para algumas apresentações, caso queira conferir a programação completa a ligação do sítio oficial está no final do texto. 

Terça-feira, 5 reais, às 20 horas e trinta minutos na Capela Santa Maria, você pode conferir o concerto do Myotis Kollektiv.
O concerto, como objeto estético apresentado ao publico, é resultado do processo coletivo e laboratorial onde compositores e intérpretes experimentam novas possibilidades sonoras. A experimentação propicia aos ouvidos do compositor o potencial sonoro de cada instrumento, elaborado eletronicamente ou não. Uma prática efetiva para desenvolver uma composição musical, levando-se em conta a variabilidade e o grande número de possibilidades sonoras a que as novas técnicas de instrumentação e elaboração eletrônica exploradas hoje, na expressão sonora, nos desafiam. O concerto do dia 20 de agosto apresenta os resultados do projeto que já acontece em Bremen, junto aos compositores da "Hochschule fur Kunste – Bremen". A possibilidade de integrar artistas com diferentes habilidades em um concerto onde estas diferenças se somam em um único e particular objeto estético será apresentada ao público nesta oportunidade única para descobrir um mundo sonoro novo e inquietante, amplificado pelas possibilidades de manipulação sonora através da eletrônica, e pelo trabalho conjunto e próximo entre interpretes e compositores. 


Na quinta-feira dois eventos significativos. Às 17 horas e trinta minutos, gratuito, no Sesc Paço da Liberdade tem concerto dedicado ao ruído, improvisação e eletrônica é a atração da II Bienal Música Hoje nesta quinta-feira, 22 de Agosto. Com curadoria de Alexandre Torres Porres, compositor curitibano radicado em São Paulo e Doutor em Sonologia e Computação Musical pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), o concerto conta com os compositores e performers Mario Del Nunzio, Manu Falleiros, Alexandre Fenerich, Jean Piérre Caron e Anselmo Guerra. Um concerto focado em material ruidoso, com elementos de estética "noise", envolvendo elementos acústicos e eletrônicos, com peças compostas e abertas à improvisação e manipulação eletrônica ao vivo (Live Electronics).
No mesmo dia, a noite é a vez do free jazz atacar no Wonka por 15 reais. 

No sábado por 8 reais tem a Binaural na Bicicletaria Cultural, onde 5 projetos de ruído levam ao público novas dimensões sobre o que é música. Binaural é um evento de ruído e performance que se propõe a explorar de diversas maneiras, em cada um dos artistas que se apresenta, a possibilidade de ,ao contrário, "habitar o ruído". A metáfora da habitação permanece adequada na medida em que estamos falando de projetos, "músicas", que primam por seu caráter imersivo, de simultaneidade e intensidade de estímulos, indo do puro engajamento sônico, até continua sonoro-tátil-visuais que integram a sala e o público em um ritual musical total. Binaural pretende, tampouco, refutar a proposição de Hegarty, antes demonstrando a inabitabilidade como um extremo em um conjunto de possibilidades, cuja responsabilidade é tanto do ouvinte quanto daquele que expõe o ruído (o artista). Afinal, o artista de ruído habita, conjuntamente ao público, o espaço que ele próprio cria. Apresentarão Yersiniose // Alexandre Porres // Paralyzed Blind Boy // J.-P. Caron // Corpo Código Aberto das 5 da tarde às 22 horas. 

No sábado também, no espaço infiltrada tem show acústico do músico Jair Naves. Ocorrerá também um debate sobre produção independente e mídia alternativa
Ingressos limitados, à venda no Empório Vegetariano Veg Veg (Galeria Osório, 333 loja 13, tel 3023-8015) R$12,00. Venda de rango vegano pela Yo Rango e banca de materiais independentes no local.

Chegue cedo!




http://www.bienalmusicahoje.com/links/programacao.html
http://www.espacopa.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário