segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Simon Reynolds e a cultura pop.


O livro é uma exploração da música caótica criada nos anos após o punk. O jornalista Simon Reynolds celebra o espírito futurista de bandas como Joy Division, Gang of Four, Talking Heads e Devo. O que resultou em inúmeras inovações na música, letras, performance e estilo que continuou até o anos oitenta com os vídeos savvy synth-pop de grupos como Human League, Depeche Mode e Soft Cell, cujo sucesso coincidiu com a ascensão da MTV. Recheado de conhecimento, anedotas e povoado por personagens carismáticos, o livro recria o idealismo, a urgência e emoção de um dos períodos mais importantes e difíceis da história da música popular.  (Inglês, formato EPUB).




O termo "retromania" foi cunhado pelo jornalista americano Simon Reynolds. Para ele, "os primeiros dez anos do século 21 acabaram sendo a década do 're'". "Re" de refazer, recuperar, retorno. Na música, que é o assunto específico de Retromania: Pop's Culture Addiction to its Own Past ("O vício da cultura pop em seu próprio passado", em uma tradução livre), ele cita um surto de volta de bandas antes extintas (por exemplo, Pixies, My Bloody Valentine, Rage Against the Machine, Faith No More) como indício de que estamos voltando no tempo.
Ou quase isso.
Reynolds diz que "nunca houve uma sociedade na história humana tão obcecada com os artefatos culturais de seu passado imediato" como a nossa. Estamos, para ele, voltando nossas atenções para o passado de uma maneira que nunca havíamos feito. Um dos principais aliados nisso é a internet. Com milhares de discos, vídeos e textos disponíveis, temos um arquivo que antes ficava restrito a bibliotecas. E ainda temos a capacidade de armazenar nosso passado imediato como nunca antes. Portanto, elementos vindos de um passado razoavelmente distante estão, aos poucos, voltando à moda e sendo consumidos como novidades.
Retromania é o primeiro livro que examina a indústria retrô colocando a questão: É esta retromania uma sentença morte de alguma originalidade e distinção de nossa era? (Inglês).





Nenhum comentário:

Postar um comentário