terça-feira, 21 de outubro de 2014

Jhones Silva e seu God Pussy!


God Pussy criado por Jhones Silva é um projeto de ruído criado em 2008 no Rio de Janeiro. O trabalho é permeado por gêneros como ruído severo, industrial, gore grind, drone, eletrônica de potência, entre tantos outros gêneros extremos que abarcam o planetário de sons construídos com artefatos eletrônicos. O projeto é conscientemente criado para destruir músicas e ritmos com paredes sonoras agressivas e com temas muitas vezes cômicos, o que faz lembrar bastante o típico humor satírico dos punks, ou seja, ideias mescladas entre o maldito e o irreverente a fim de provocar risos nervosos na sociedade ou chocar os mais puros princípios morais.
Jhones Silva participou de várias parcerias com projetos no Brasil e no exterior. Inclusive, talvez seja o artista brasileiro underground que mais tenha colocado noise extremo além do território nacional. God Pussy já foi lançado pelo selo belga Kopp (Preservação natural), pelo selo londrino Nihilistic Droid Netlabel (Língua Portuguesa, um split com Raw Wave), pelo selo Industrial Noise Records (neste netlabel Jhones lançou mais de um disco), mais recentemente God Pussy soltou splits com GX Jupittter Larsen e NYAB, entre outros selos. Isso mostra o quanto o artista carioca é prolifico em lançamentos barulhentos, prática comum em vários artistas contemporâneos. Basta pensarmos na avalanche de discos, por exemplo, lançados pelo pessoal da Mansarda Records (Porto Alegre - RS) em 2012. 
Alguns anos atrás, mais precisamente entre a metade dos anos 2000 até mais ou menos 2011, o sítio myspace era um celeiro de projetos noise e também de parcerias entre pessoas ligadas à música, e é nesta onda que Jhones Silva participou de vários splits, com vários outros projetos ruidosos espalhados pelo mundo. Das parcerias, uma das mais significativas é com um projeto intenso oriundo da China – Torturing Nurse - e outro projeto linha-dura americano nominado Richard Ramirez. O disco “Death of Memory” foi lançado em 2012 com gravações de 2011 e distribuído pelo selo Placenta recordings.
Uma das coisas mais interessante no trabalho de Silva é a diversidade de temas que ele explora em seus sons monolíticos, sem piedade, fodendo o ouvindo de todo mundo.  Se os lançamentos são massivos, os temas abordados seguem a mesma política, pessimismo, terror, crises existenciais, liberdade, questões ambientais, políticos, transe, falta de caráter, ideologia radical, arte, música e religião.
            Jhones Silva é um membro bem participativo do cenário da música ogra, não seria exagero considera-lo um ativista sonoro, seu projeto God Pussy, beira uma centena de lançamentos. Resta a dúvida de como este herói da desgraça ainda não enlouqueceu e fugiu para algum bueiro ou para a Mata Atlântica buscar a paz de espírito. Aparentemente, acontece o contrário, Silva ainda mantém o excelente site Dissonance From Hell atualizando constantemente e possui uma distro chamada Armarinho do Noise
            Certamente, Deus Buceta, já deve ter causado alguns problemas a Jhones, mas numa campo musical onde fica difícil distinguir escolhas pessoais de manifestações artísticas, prefiro optar pela segunda opção.  Escute God Pussy, pois o projeto é um dos responsáveis pelo mindfucking na música brasileira.



Mais informações:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário