terça-feira, 10 de março de 2015

Humberto Teixeira é tema do projeto + Música no Museu Oscar Niemeyer

Doutor do Baião – 100 Anos de Humberto Teixeira” é o primeiro espetáculo da temporada do projeto.Quem for ao show ganha uma entrada para visitar o museu

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza dia 12 de março, quinta-feira, às 20h30, no Auditório Poty Lazzarotto, o projeto + Música. A entrada é gratuita e dá direito a um ingresso para visitar o museu. Esta primeira edição de 2015 traz o espetáculo “Doutor do Baião – 100 Anos de Humberto Teixeira”, em homenagem ao aniversário de 100 anos do compositor.

A capacidade do auditório é de 372 pessoas e os convites podem ser retirados na bilheteria do museu a partir do dia 07/03, sábado, das 10h às 18 horas, até o esgotamento. A bilheteria estará fechada apenas na segunda-feira (09/03).

Os objetivos do + Música são formar plateia, permitir o acesso de todos à música e proporcionar a troca de experiências de artistas locais com artistas de outros lugares do país. Também fortalecer a relação do público com o museu, por meio da integração entre as diversas formas artísticas. O + Música desta quinta-feira tem direção-geral de Rodrigo Fornos, direção musical de Vicente Ribeiro, direção cência de Ane Adade e Rodrigo Fornos e produção da MPB Jazz e Milena Buzzetti.


+Música
Criado em março de 2013 com a ideia de reunir artistas múltiplos (além de cantores, muitos deles são também atores, bailarinos, artistas plásticos, compositores), abordou inúmeros estilos musicais e recebeu grandes nomes, Célia, Zé Luiz Mazziotti, Vicente ribeiro, Karol Conka, Michele Mara, Jeff Sabbag, Endrigo Bettega, Kátia Drumond, Ricardo Verocai, MUV, músicos latino-americanos, a velha guarda do jazz curitibano dos anos 1940 e 1950, como Gebran Sabbag, Fernando Montanari e Saul do Trompet para contar diversas trajetórias da música mundial.

Em 2015, o projeto integra o Plano Anual do Museu Oscar Niemeyer e tem patrocínio da Uega – Usina de Energia a Gás de Araucária. Além disso, o MON está preparando diversas atividades em outras áreas culturais que vão ocorrer no espaço ao longo do ano.

Humberto Teixeira
Personagem esquecido, mas central para a música popular brasileira no Século 20, o compositor e letrista cearense Humberto Teixeira foi anônimo para muitos. Porém, foi com a grande parceria com Luiz Gonzaga (1912 – 1989) em clássicos que povoam o imaginário de sucessivas gerações de brasileiros, como Asa Branca, Assum Preto, Juazeiro, Respeita Januário e No Meu Pé de Serra, que escreveu sua história. Além de ter ajudado a colocar o trio sanfona, zabumba e triângulo no mapa de nossa música.

A parceria com Luiz Gonzaga também atribuiu à Humberto Teixeira o status de teórico da música popular. À força intuitiva do genial Mestre Lua, o Doutor do Baião acrescentou um pensamento evolutivo fundamental para a valorização da cultura nordestina em todo o País, como ele mesmo enfatizou na entrevista de 1974: “Depois de resolvermos que o ritmo que nós queríamos lidar como saída para a implantação da música nordestina no Sul do País era o Baião, tratamos de urbanizar, de dar características nacionais a esse ritmo eminentemente telúrico e a esse tipo de música tão ligada às coisas do Norte.”

A alcunha “Doutor do Baião” foi atribuída a ele por ter sido advogado.

Serviço:
+ Música – “Doutor do Baião – 100 Anos de Humberto Teixeira”
Data: 12/03/15 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Local: Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR
Entrada gratuita – os convites devem ser retirados a partir do dia 07/03, sábado, na bilheteria do museu de terça a domingo, das 10h às 18h – vale uma entrada para visitar o MON até 12/04/15. A bilheteria do MON não abre às segundas-feiras.
  
IMPORTANTE:
• A bilheteria do Museu Oscar Niemeyer não abre às segundas-feiras.
• Serão disponibilizados 2 (dois) convites por pessoa.
• O evento tem parceria com o Provopar Estadual. Se você puder, doe 1 kg de alimento não-perecível.
• O ingresso é válido para entrada até às 20h do dia do espetáculo (12/03 - quinta-feira).
• A capacidade do Auditório Poty Lazzarotto é de 372 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário