terça-feira, 11 de junho de 2013

1° Ornitorrinco: modos transitivos de criação.

Teatro Novelas Curitibanas e Cinemateca recebem festival destinado a linguagens artísticas híbridas

Entre os dias 13 e 16 de junho acontece no Teatro Novelas Curitibanas e na Cinemateca de Curitiba o I Ornitorrinco – Modos Transitivos de Criação, uma iniciativa da Selvática Ações Artísticas em parceria com a Medusa Editora e Produtora. O festival tem por objetivo o diálogo entre artistas de diversas áreas do conhecimento e conta com curadoria geral de Eliana Borges, Gabriel Machado, Ricardo Nolasco e Ricardo Corona. A composição da curadoria já indica o modo como foi pensada a programação do evento, um espaço de transição e de intercâmbio entre dança, artes visuais, teatro, literatura, música, performance e videoarte.
“O festival será feito de trabalhos que exibam uma impossibilidade de completar, de totalizar, de saturar uma única linguagem em termos de categoria. Um festival poroso e aberto a outros arranjos”, comenta Corona, poeta e um dos curadores do festival. Ocupando todos os cômodos do Teatro Novelas Curitibanas e a Sala Principal da Cinemateca de Curitiba, o festival terá duração de quatro dias com programação incluindo exposições, apresentações e uma mostra de vídeo.
Na Mostra Permanente (que fica em exposição nos espaços comuns do Teatro Novelas Curitbanas), destacam-se os trabalhos do coletivo irlandês Exchange Dublin, Luana Navarro, Fernanda Magalhães, Guilherme Marks, Karen Debértoles e Alexandre Linhares, e uma mostra de poesia sonora. Já as ações/performances apresentam uma panorâmica de artistas que atuam em diversas áreas ou que nos últimos tempos vem desenvolvendo propostas em que a fusão entre linguagens tem se tornado uma constante, como o bailarino Claudio Fontan, que une dança e moda em sua pesquisa, ou Washington Silvera, performer, artista visual e chef de cuisine, que apresenta uma performance que une essas duas realidades de sua vida. Segundo Gabriel Machado, produtor e também curador da mostra: “Além de obras individuais e de coletivos artísticos, sentimos também a necessidade de propor um espaço destinado a parcerias artísticas, e assim teremos obras inéditas criadas especialmente para o festival, um exemplo é Minha vida: esse grande comic sans negrito fúcsia, criação exclusiva do artista Henrique Saidel para o Ornitorrinco, e Lamento Perplexo: 4 movimentos do ator ludovicense radicado em Curitiba Stéfano Belo e do músico Luciano Faccini, que, assim que convidados a participarem do festival, resolveram criar uma obra juntos”.
A abertura do festival é dia 13 de junho às 20 horas no Teatro Novelas Curitibanas.
Mais informações e programação completa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário