quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Grude CWB

Grude é um circuito livre de trocas de lambes, via correio, entre coletivos e artistas independentes de diferentes lugares, para realização de colagens nos espaços urbanos de diferentes cidades. Procura aumentar as trocas simbólicas, as possibilidades de conexão, colocar em parcerias artistas e movimentos que estão intervindo em diferentes contextos urbanos. Funciona de forma independente, não custeado por nenhum órgão governamental ou empresa privada, cada artista arca com seus custos, que não são muito onerosos ( fazer os lambes e mandá-los, como carta comum, pelos Correios). Por isso temos mais liberdade de expressão.

A dinâmica de troca e seus agentes
Articuladores: Cada cidade participante conta com um grupo articulador  e vários parceiros; os articuladores organizam as ações na cidade, agenciam os fluxos de trocas, recebem as correspondências , verificam se os parceiros da sua cidade estão enviando os lambes nas datas determinadas para outros articuladores, produzem os encontros “Escambos de Figurinhas, ” via web, entre cidades, etc.

Parceiros: Os parceiros são aqueles grupos ou indivíduos locais convidados pelos articuladores para participarem das trocas. Todos os participantes devem enviar lambes para cada grupo articulador, em cada uma das cidades envolvidas. E em todas as cidades participantes, haverá mutirão de colagem com parceiros e articuladores.

Cidades: Nessa primeira edição estão se conectando as cidades de Teresina, Natal, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.

Lista dos articuladores locais e destinatários das trocas pelo correio:
Circuito Grude – Teresina, articulador: Abacateiro, a/c Expiga.
Circuito Grude – Natal, articulador: local João Pedro.
Circuito Grude – Vitória, articuladores: Marcos Martins/Yiftah Peled.
Circuito Grude – Rio de Janeiro, articulador: Observatório de Favelas, a/c Gilberto Velho.
Circuito Grude – São Paulo, articuladores: Ocupeacidade e Nexo, a/c Flavia.
Circuito Grude – Curitiba, articulador: EPA! Expansão Pública do Artista, a/c Goto.

Agenda local:
– 14/09 (sábado): Reunião no Espacial EPA! (Rua Cel. João G. G., 1.150, Bom Retiro, Curitiba-PR), 14h30 às 16H30. Pauta: Estratégias para remessa pelo correio, para mutirão de colagem e para encontro em telepresença.

Agenda geral:
– 1° a 20 de setembro: Troca de material por correios entre cidades (É necessário levar em conta o tempo de entrega dos correios para cada cidade, pois todas as correspondências têm que estar em mãos dia 5 de outubro).
– 1° e 30 de setembro: realizaremos os “Escambos de Figurinhas” (encontros coletivos via skype entre algumas cidades) para poder trocar mais informações sobre as cidades, bairros, os grupos, suas pegadas.
– 4 ou 5 de outubro: Dia “D”. Mutirão de colagem, valendo para todas as cidades.

– 5 a 10 de outubro: Postagem dos registros das colagens num espaço virtual comum a todas as cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário