quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Transparência Hackday

Gazeta do Povo

Em pleno feriado da Independência, no próximo fim de semana, um encontro de pessoas interessadas na fiscalização do poder público pretende reunir jornalistas, ativistas, acadêmicos e tecnólogos para “botar a mão na massa”. Assim será o Transparência Hackday – evento realizado pela Gazeta do Povo que consiste em reunir cidadãos interessados em obter informações de órgãos governamentais e, com a ajuda de desenvolvedores de programas de informática, criar aplicativos e bancos de dados públicos.

“A ideia é conectar a cultura hacker e a cultura de transparência com a Redação de jornais. Juntar os jornalistas que passam o dia correndo atrás de notícia com o pessoal que entende de informática. Aquela pauta jornalística que estava na gaveta há meses por falta de técnica pode ser resolvida em poucas horas”, explica o webativista Pedro Markun, da ONG Transparência Hacker.

Markun afirma que o evento não exige uma estrutura grandiosa. Basta uma sala com internet e pessoas dispostas a trabalhar. O dia começará com uma rodada de apresentações, seguida de uma elaboração de ideias e a divisão dos participantes em grupos de trabalho. “É um evento que não morre em si; é apenas um estopim que coloca esses profissionais em contato para outras tardes, outros encontros”, explica.

Para Markun, o conceito de transparência evoluiu muito no Brasil nos últimos anos, mas ainda permanece atrelado à ideia de fiscalização. “Pegar ladrão é só a pontinha do iceberg. Há todo um escopo de participação popular, de governar conjuntamente, que só agora começa a ser incluído na ideia de transparência”, diz ele.

Quanto aos projetos que serão desenvolvidos, Markun afirma que ainda é cedo para prever, mas cita exemplos de iniciativas criadas em eventos passados: “Já tivemos aplicativos que mapeavam regiões verdes para se plantar árvores; outro que mapeava por região os crimes da cidade; um que mostrava vagas e ofertas de escolas de ensino para jovens e adultos por região – além, é claro, de ferramentas de fiscalização do poder público. O pessoal da [ONG] Monitor Legislativo, que também vai comparecer, deve fazer algo nesse sentido.”

Embora alguns profissionais tenham uma função-chave no evento, qualquer cidadão interessado ou entidade de fiscalização da sociedade civil organizada pode participar do Hackday. Basta fazer a inscrição no formulário disponível no site do evento (www.gazetadopovo.com.br/transparencia-hackday) e trazer o seu próprio computador.

Serviço

O Transparência Hackday vai ocorrer no 7 de setembro, a partir das 9h30. O endereço é Rua Mamoré, 340, Mercês (na NET Curitiba). A entrada é franca. Inscrições podem ser feitas pelo site www.gazetadopovo.com.br/transparencia-hackday.

Nenhum comentário:

Postar um comentário