quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dez incríveis selos brasileiros de música gratuita, boa e barulhenta

Bosque: selo da década de 90 que dá uma pausa e retoma as atividades em 2010. Dirigido pelo músico Cesar Zanin , o foco aqui é música indie e eletrônica experimental,  caminha do profundamente sensível até construções incendiárias.

Dissonance from hell: Criado e organizado por Jhones Silva consiste em divulgação de harsh noise e música eletrônica explosiva, atente-se as excelentes compilações geradas pelo selo nominadas Dissonance from Hell e Woman.

Meia-vida: selo e também núcleo duro da organização do festival anual Perturbe (Curitiba). Aline e Gustavo tem construído um mundo particular conectando ruídocracia, tecnologia livre e ideário punk.

Mansarda: criado em Porto Alegre pelos músicos Bode Gustav e Diego Dias o foco tem sido no gênero de free jazz surfando em outros gêneros bastante barulhentos. Deem uma escutada no belo trabalho chamado Projeto Berros.

Plataforma: Gerido por Max de Santa Maria, é um lugar quase insano de lançamentos, em menos de um ano de existência já está perto de chegar a cem publicações. Lá você encontra do projeto mais insensível com o ouvido alheio até projetos bem conhecidos no cenário underground nacional.

Step in: além de selo tem papel ativo na organização de shows de música eletrônica extremamente finos. Criado por Frederico Floeter o enfoque é música eletrônica clube, futurista e ambiente. Frederico também navega na arte de fazer zines com bastante rigor.

Sinewave: selo renomado guiado por Elson Barbosa, Sinewave faz parte de um mundo difuso que atravessa vários gêneros. Noise, Post-Rock, Rock and Roll, Shoegaze, Eletrônica minimalista e muito mais. O selo também organiza anualmente um festival de música.

Seminal: recém-nascida, mas já conta com três lançamentos de peso. Dirigida pelos músicos Henrique Iwao de São Paulo e J-P Caron de Curitiba, o selo tem trilhado o caminho entre o noise e a eletroacústica.

Sudamérica: selo recheado de artistas visuais e sonoros da América latina, mas que também contém trabalhos dos Estados Unidos, Japão, entre outros. Sudamérica, não é brasileira, mas é um selo tão interessante que não poderia ficar de fora desta lista (ele é organizado pelo argentino Jorge Castro), Sudamérica é uma junção de obras importantes (latinas) que atravessam o mundo.

T.O.C: gerido por Cadu Tenório do Rio de Janeiro e Thiago Miazzo de São Paulo, o selo tem até o momento onze publicações, todas bem elaboradas e passeiam pela eletrônica de potência,  música eletrônica destoante e ruído. Além dos belos projetos musicais olhem as capas dos discos lançados, pois são obras de arte à parte.
Acesso: http://www.toclabel.com/

Caso deseje saber mais sobre netlabels, você pode entrar aqui e ler uma boa explicação sobre o assunto. 

Um comentário:

  1. Pesquisa excelente do áudio do nosso ecossistema nacional, tô descobrindo muita coisa aqui!

    ResponderExcluir