segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Existe música fora do jabá: rádios e podcasts para te deixar antenado.



Escutar rádios FM e AM no Brasil não é tarefa fácil. Excetuando algumas rádios educativas, as rádios comerciais são porcarias inaudíveis. Programação com comentários sexistas, racistas, piadas sem graça, propagandas políticas transvestidas de notícias, músicas repetidas ad infinitum, cantores e bandas criados dentro de agências de publicidade e que só estão em evidência porque o jabá é alto.
Felizmente com a internet você pode se esquecer deste cenário sombrio e acessar um campo saudável de democracia de gêneros musicais, artistas divulgando seus próprios trabalhos, podcasts dirigidos por gente apaixonada furando controles, museus exibindo reportagens sonoras incríveis, ativistas produzindo notícias, etc.

O que segue abaixo é só a parte que interessa este blogue, são rádios, podcasts que me guiam, complementam minhas descobertas sonoras, fazem-me refletir e ficar informado fora da canalhice sonora nacional.

Incentivo que você crie teu próprio podcast ou rádio. 

O resto é ruído.
Bate papo franco sempre com convidados, música e reflexões feita por brasileiros sobre o cenário nacional e internacional.

Camarilha dos quatro.
Quinzenalmente os lançamentos mais interessantes na visão de Ruy Gardnier. No site da Camarilha você também encontra listas e resenhas bem interessantes.

Störung Radio.
Nome também de um festival o foco é música eletrônica e experimental. Programa transmitido pela rádio espanhola Scanner FM, mas que podem ser escutados no site da rádio.

Núvol de Fum.
O interesse aqui é gênero ambiente e minimalista o programa é feito para a Rádio Mollet de Barcelona, mas podem ser escutados no blogue do programa.

Erika.net
Rádio de Detroit transmite uma seara bem grande de gêneros musicais que abarca pop, rock, indie, free jazz e até eletrônica experimental.

Sismógrafo Series
Transmissões que partem de uma premissa muito interessante. Tudo o que é transmitido pelos artistas devem ter a licença creative commons. Os artistas geralmente são dos campos do Drone, Ambient, Noise, etc..

RRS
Rádio do Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia de Madri, muitos canais interessantes com entrevistas, música, histórias, entre outros.

Rádio Cordel Libertário
O cenário punk e anarquista do Brasil transmitido do nordeste.

La rebelion de los antioxidantes
É um dos programas da Rádio Ciutat Vella de Barcelona. Você pode baixar todos os programas transmitidos.

Arte Sonora
No site você pode escolher entre podcasts e mixtapes. Trabalhos muito bem elaborados e originais realizados no Brasil.

Rádio MACBA
Projeto radiofônico do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona. Existe um vasto acervo sobre os mais variados temas. Existem três podcasts sobre o grupo industrial Esplendor Geométrico que são excelentes.

Carga Descarga Radio
Um tipo de metarradio, programa dedicado a netlabels e respectivos cenários. Conversas descompromissadas sobre tendências, lançamentos, entrevistas etc.

Onda Sonora
Sessões de arte sonora e música experimental, os programas são hospedados no site internet archive e podem ser vistos no portal colaborativo artesonoro.org

Rádio Circulo
Rádio do Círculo de Belas Artes de Madri, os programas são constituídos de músicas, entrevistas e reportagens muito interessantes sobre cinema, atores, pintores,etc.

Ars Sonora
Programa da Radio Nacional espanhola o enfoque do programa é arte sonora.

Vía Limite.
Cortada recentemente da programação da Rádio Nacional, Vía Limite é um dos programas mais interessantes feitos na Espanha. O podcast não será atualizado mais este ano, no entanto você pode escutar os 171 programas produzidos.

Hot’s Radio!
Rádio única sobre paisagens sonoras com reflexões sobre o tema.

Radio Kras
Podcasts, feito em Astúrias, gravados que precisam ser baixados para serem escutados.  Vários gêneros interessantes para serem revisitados, escutados e descobertos.  

Cazar Truenos
Programa peruano transmitido por meio da Rádio Filarmonía de Lima. O foco é música experimental, sons contemporâneos e arte sonora.

Arte Radio
Arte contemporânea, sons experimentais, paisagens sonoras.

Framework Radio
Gravação de campo, fonografia, arte sonora. Imersão na rádio.

Touch Radio
Também selo muito importante para a música ambiente e gravação de campo, os podcasts são dedicados a vários artistas de música contemporânea. Encontrei os programas hospedados na British Library

Rádio Muda
Situada em Campinas e transmitida via streaming a Muda é marco na luta pela democratização das ondas sonoras do Brasil. Sofre ataques constantes da Polícia Federal e Anatel.

Self/Noise
Podcasts dedicados à música de caráter social. Excelentes gravações de situações de conflito. Hospeados no Internet Archive

Radio Tram
Rádio também com preocupações sociais, é um coletivo de mídia livre de Alexandria – Egito.

Radio Libre
Rádio colombiana transmitida via streaming. Diversos gêneros com muitas canções interessantes.

Intersnauta
Autoproclamada como arte sonora precária, percorre o mundo do surrealismo, expressionismo conectados à música, você precisa baixar pra escutar.

Claire Kearns
Rap, música eletrônica, arte sonora, punk e vários outros gêneros dialogando, produzido em Bradford – Reino Unido.

Rare Frequency
Rádio oriunda do Boston College e transmitida na WZBC onde você pode ouvir via streaming. Existem podcasts muito interessantes com artistas de noise por exemplo.

Ora
Podcast que vasculha o mundo sonoro em suas possibilidades. Os programas foram transmitidos na excelente Ressonance FM.

Ressonance FM
Rádio de Londres que pode ser escutada via streaming. Grande variedade de programas e gêneros.

Rádio Zero
Rádio portuguesa com vários programas interessantes que você pode ouvir via streaming.

Rádio ELA
Rádio madrilena livre mantida via autogestão. Diferentes gêneros musicais com vários programas, La idioteca é um dos programas que se destacam.

Co-Op Radio
Rádio de Vancouver – Canadá, mas transmitida em espanhol, funcionando desde 1975 e que você pode escutar via streaming, além de músicas você fica informado sobre o que está acontecendo na América Latina e a Band News entre outras ignora.

Rádio No type
Transmitida também de Vancouver – Canadá, a rádio faz parte da netlabel com mesmo nome. O foco aqui é noise, drone, ambiente, etc...

Caso você queira procurar rádios via streaming recomendo você acessar o site http://pt.streema.com/radios lá você pode buscar desde as rádios ruins brasileiras até rádios transmitidas em universidades do outro lado do planeta.









































Nenhum comentário:

Postar um comentário