sexta-feira, 7 de março de 2014

I Festival Internacional de Tecnoxamanismo


Esse projeto surge a partir de uma rede na internet de terráqueos metarecicleiros, submidiáticos, coletivos de arte, ruidocráticos, mecatrônicos, performers, mídia táticos, permacultores, grupos envolvidos com tecnologia e ecologia, que estão engajados na Luta pela Terra!

O xamanismo entra aqui como uma referência aos povos da Terra e da floresta, aos conhecimentos ancestrais, a ligação entre suas tecnologias ecológicas e mágicas.

Surge o desafio:

Como podemos acessar uma outra relação com a vida, fora do campo do desenvolvimento tecnológico feito a partir de grandes devastações e destruição? Como podemos propor novas formas de produção tecnológica que estejam mais associadas a Saúde da Terra? Como podemos ampliar nossa visão racionalista e exploradora para uma visão mais cósmica, ecológica? Que outras vidas são possíveis para além do consumo e do uso indiscriminado dos recursos? Há magia na tecnologia? Podemos utilizar-las para potencializar nossa visão, escuta e experiência e transformar nossa comunicação com a biodiversidade?

Com discussões, narrativas, trabalhos de arte, experimentos eletrônicos, sonoros, metodologias de comunicação com outras formas de vida para além do humano, performances, oficinas, permacultura, entre outros, os participantes do I Festival de Tecnoxamanismo querem poder se encontrar para aprofundar suas ideias, propor novas leituras para a atual cena ecológica e apresentar algumas possibilidades de futuro. É um evento futurista e ecológico, que ama a tecnologia e os conhecimentos ancestrais ao mesmo tempo, e quer encontrar juntos novas possibilidades para a vida.

O Festival acontecerá em Arraial d’Ajuda, do dia 23 a 30 de abril, no ITAPECO – Instituto de Tecnologia Alternativa, Permacultura, e ECOlogia, junto com grupos da Aldeia Velha, dos parentes pataxós, que também estarão trazendo suas experiências e conhecimentos para o encontro.

Pedimos sua colaboração para podermos efetivar esse festival, promover os debates, propor projetos e alternativas, e aprofundarmos essa luta.

O dinheiro será utilizado para organização das oficinas locais 20%, dos materiais de pesquisa 20%, do aluguel do sítio Itapeco 10%, do transporte local 20%, dos materiais de permacultura 20%, dos materiais sonoros, eletrônicos 10%, etc.

Para ajudar: Catarse

Nenhum comentário:

Postar um comentário