segunda-feira, 21 de abril de 2014

Apenas reclamar não ajuda em nada.

Há tempos fiz terapia Reichiana e lembro que reclamei com a terapeuta que não aguentava mais gente reclamando da vida. Hoje, depois de encontrar uma fila imensa de pessoas reclamando de suas vidas, percebi que eu era cópia delas. Deixando de lado doenças emocionais, reclamar da vida só torna tua vida mais difícil. Neste mais de dez anos reclamando da vida, não consegui absolutamente nada além de frustações. Então você entra num círculo vicioso e viverá uma ilusão para o resto dos seus dias.

Entenda que não estou falando para você aceitar tudo, você já devia saber disso, não reclamar da vida não te torna um conformado. Deixar um hábito não te direciona automaticamente para outro, não seja oito ou oitenta, a vida é um turbilhão de escolhas e possibilidades e não apenas isso ou aquilo.
 
Eu reclamava para caralho, reclamo ainda, mas bem menos e reflito se o que estou fazendo não é simplesmente agir como um manhoso mimado infantil que não quer assumir a direção da porra da própria vida.

Lembro-me daquela fábula em que um pardal não quer sair da merda, pois ela os deixa quentinhos.  Em maior ou menor grau somos todos pardais aliviados com o calor da merda estacionando nosso tempo e nossa vida. Vá se lavar e sinta o frio!

Imagino que neste exato momento você deve estar pensando, porra sempre foi contra tudo, e agora vem com um texto motivacional me ensinando a ser alguém de sucesso e ter dinheiro.


Não é isso, é bem diferente o que quero dizer, na verdade estou apenas dando uma sugestão para você levar uma vida melhor e perder menos tempo como o que eu perdi e todas as pessoas que conheci perderam e não chegaram a lugar algum, apenas reclamando. O que estou escrevendo não é sobre ser um empresário de sucesso, endinheirado, carro do ano, indo a baladas ricas, namorando modelos, não é sobre isso. O que quero compartilhar é uma visão de vida que venho construindo há algum tempo e percebo como estou tornando uma pessoa mais satisfeita mesmo sem grana, pois é necessário ter um motivo para viver, sugiro alguns, encontre os teus, pois não seremos aqueles velhinhos com 120 anos lúcidos que andam aparecendo nos jornais. 

Exemplos de como me comportava refletidos nas pessoas que convivi.

Sou mais inteligente que a maioria das pessoas e estou num trabalho de merda!

“Conheço grandes clássicos da literatura e filosofia, aponto defeito até em pessoas que mal conheço, faço chacota com quase todo mundo e sei que sou mais inteligente que todas essas pessoas que ficam falando de televisão e não abrem a porra de um livro”.

Era assim que a pessoa se comportava e construiu seu mundo fantástico onde ela era a pessoa mais inteligente da terra e o resto eram párias incultos. Felizmente, de vez em quando, a vida mete um coice brutal e você pode escolher entre fantasiar mais (abraçando a esquizofrenia) ou baixando a bola e começar a tentar fazer algo.

Quase todo mundo, atualmente, reconhece a importância de ler livros, mas ler Machado, Carpeaux, Sócrates, Camus, Sartre, Chomsky, Le Goff, entre outros, não te torna especial. É evidente que a escrita é uma fonte primordial de cultura, mas você reclamar de poucas pessoas conhecerem o que você conhece é um puta pensamento distorcido

Tenho um amigo que seu ofício é escrever e se você reclamar para ele que hoje as pessoas são incultas, ninguém lê nada, ele concordará que você é um grande piadista, pois ele não vive esta realidade. Ele acorda diariamente e vai escrever e se dedicar a escrever, fazendo cursos, discutindo com outros escritores, procurando fontes para criar histórias. Ele não tem tempo para ficar se lamentando ou achar que é mais inteligente falando de livros que você não leu.

A natureza não me ajuda por isso meu corpo é assim e estou infeliz com ele.

“Como pouco e em duas em duas horas, tenho evitado o açúcar e amanhã começo a correr, o foda é o tempo. Adoraria ter um corpo mais saudável, mas só resta academia e acho que aqueles bombados são um bando de vaidosos cretinos”.

Eu sei que quando estamos entediados nas filas de supermercado 90% das revistas é sobre dietas milagrosas, sobre pessoas que perderam 50 quilos tomando uma combinação de chá. Você tem que entender que se existem dezenas destas revistas são por três motivos; o primeiro: elas vendem - o segundo: as pessoas que a leem querem emagrecer com pouco esforço e o terceiro: as pessoas que querem emagrecer com pouco esforço não irão emagrecer, pois elas estão apenas se iludindo, comprando revistas em filas de supermercados e reclamando que não emagrecem.

Conheço quatro pessoas que perderam peso e botaram o corpo em forma, tempos depois duas voltaram a ficar infelizes com seus corpos e as outras duas, continuam se esforçando para manter seu peso ideal. A primeira pessoa fez dezenas de dietas milagrosas em que em janeiro você está magro e em março você está gordo – efeito sanfona. A segunda se entupiu de remédios e o efeito foi o mesmo, parou de tomar remédios voltou a ficar em forma de pera. A terceira pessoa colocou na cabeça dela que se temos pernas, braços, músculos e  a capacidade de andar e correr, isso indica algo, então em seis meses ela fez exercícios sem gastar um tostão com academia, remédios, treinadores pessoais. De 107 kg conseguiu chegar a 68 kg e tem mantido isso por mais de um ano. Tabela periódica de exercícios com o próprio corpo

A quarta pessoa simplesmente começou a ter hábitos saudáveis, usou o conhecimento sério (e não revistas de mercado) a seu favor e criou uma alimentação saudável, menos industrializada e conseguiu atingir seu objetivo. A maior parte do tempo estamos destruindo nosso corpo por preguiça e vícios alimentares e depois desejamos um milagre. Você é livre pra reclamar, mas não vai te ajudar em nada.

Lembre-se que nem todas as pessoas terão o mesmo formato, a vida não é uma fábrica chinesa que produz em massa. Desta forma, contente-se em ter um formato um pouco diferente da do Brad Pitt no filme Tróia e nem toda gordura é maléfica. 

Nasci burro, sou burro e morrerei burro, não adianta.

“Nem adianta me explicar, é muito complicado, gostaria muito de aprender algo mais minha cabeça é ruim demais. Não consigo aprender! Não preciso saber sobre essas coisas que falam que são inteligentes, mas não servem para nada, no mundo tem muita coisa para aprender”.

Várias destas pessoas estão apenas justificando sua preguiça, e justificam isso reclamando. Soa até irônico que a maior parte das pessoas consideradas inteligentes, mais do que inteligentes, são apenas esforçadas. Sim, pois enquanto você perde tempo no playground consumista criado para te entreter estas pessoas se esforçaram para ser algo além de um rato de laboratório. São as pessoas que saíram da caverna de Platão e estão dando um tchauzinho para a horda de reclamãos e dando alguns exemplos para quem quer sair da escuridão. Além disso, as pessoas mais interessantes e que admiro estão preocupadas mais com suas próprias vidas e não com a vida alheia. Elas não estão se fazendo de vítimas do cosmos.

Insisto que isso não é um manual de autoajuda para alguém tornar-se uma sumidade no planeta. É apenas um texto de alguém que percebeu que a maior perda de tempo na vida é apenas reclamar, isso trancam as milhares de oportunidades para você ser alguém melhor para si mesmo.

De vez em quando exigimos muito de nós mesmos e não saímos do lugar, uma dica para atingir seus objetivos é pensar pequeno

Lembro-me de quando estava na faculdade as pessoas esforçadas eram as mais criticadas pelos colegas de classe. Inveja ou não, temos em nossa cultura um tipo de aversão muito grande a quem é esforçado e dedicado. Relembro também, na faculdade, o professor mais criticado era o que exigia mais dos alunos e não titubeava em meter a caneta, ele apenas não estava sendo o papai que passa a mão na tua cabeça para teus erros, isso te faz crescer e não te transforma num pau-no-cú que não aceita ser contrariado.

Seja melhor para você mesmo, pois somos mundos particulares indo velozmente à caixa de pregos.

Sim, tua família preocupa-se com você, tua esposa ficará triste quando você partir, a namorada tem preocupações sobre sua vida, os amigos não desejam que você adoeça, mas estas pessoas não podem te preencher totalmente e nem te proteger das ondas que você será obrigado a enfrentar.

Na pior época da minha vida fui reclamar com meu pai sobre a vida de merda que estava levando, ele meio rude e desdenhoso respondeu: “Ninguém se importa com você”. Fiquei puto, mas não podia negar que aquilo era uma verdade. No filme Oldboy tem uma frase sensacional quando o personagem principal sai do quarto em busca de vingança e diz: “Ria e o mundo rirá com você. Chore e você chorará sozinho”. Uma das interpretações desta frase é que ninguém é obrigado a ficar ouvindo tuas frustrações se você não faz absolutamente nada. Existe um grande problema no ocidente de querer interferir como polícia ou pai do planeta nos problemas dos outros países. Talvez isto reflita em nossas ações pessoais, mas tenha em mente que paternalismo não resolve nada na sua vida. As pessoas com mais problemas emocionais e reclamonas, inclusive eu, que conheci foram superprotegidas e mimadas pelos pais. Conheci uma pessoa que tem transtorno de personalidade paranoide e não duvido que isso seja consequência da mesada, apartamento e outros mimos que a pessoa conseguiu sem esforço algum.
Outra frase do filme Oldboy diz: “Seja grande ou pequeno, tudo que você faz tem consequências, assim como na água, seja uma pedra ou um grão de areia, ambos afundam”. Esta frase me faz refletir sobre vários comportamentos que acho insuportável nos outros e estavam/estão em mim também, é tragicômico você criticar alguém e ter os mesmo hábitos, cresça porra. 

A pessoa que conheci que acho que tem transtorno de personalidade paranoide gastava duas horas reclamando que não tinha tempo, fofocava o tempo inteiro de pessoas que estavam fofocando das outras, considerava viciados em drogas a escória enquanto andava com uma farmácia na bolsa, e assim sucessivamente. É muito importante analisar suas ações antes das dos outros, pode ser o caminho para não ficarmos estagnados na merda que nos aquece e paralisa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário