*ensaios satíricos publicados no falecido bostonoise.org
A primeira coisa para lembrar-se
sobre ser um músico de ruído é isto: você não está fazendo música, você está
criando um produto. Decore este ditado,
como todo o resto.
Seu nome
Seu nome é o que te apresenta
como um artista. É a primeira coisa que as pessoas irão lembrar, e se você for
como a maioria dos artistas de ruído, provavelmente será a única coisa que as
pessoas vão lembrar. A regra de ouro é
escolher um nome que diga: “se você gosta de todos os outros caras, você irá
gostar de mim”. A melhor maneira de alcançar este objetivo é simplesmente tirar
duas palavras vagamente provocativas e reuni-las (a verdadeira criatividade é
combiná-las em uma palavra). Há apenas duas disciplinas aceitáveis para
artistas de ruído – destruição (morte, especialmente) e tecnologia – por isso
não deixe de manter o seu Thesaurus em mãos.
Alternadamente, e especialmente
se for um artista de Dark Ambient , você pode escolher um nome que soe vagamente
como se fosse língua estrangeira, mas não é. Alemão é melhor para isso, apesar
de toda a língua do velho mundo ser apenas bonita; artistas de Harsh Noise,
naturalmente gravitam para japonês. Isso vem de um truísmo inegável que os
americanos gostam de qualquer merda.
Seu equipamento
Lembre-se, sua música é
inteiramente determinada pelo equipamento que você possui. Existem geralmente
três categorias para configurar seu ruído: montes de lixo, ruído áspero, e todo
o resto.
Uma hemorroida imunda (eu realmente
não consegui pensar em outro nome) só precisa de duas coisas: uma enorme
coleção de microfone de contato, e uma conta no ferro-velho local. Comprar algo
feito de metal, colocar uns microfones de contato sobre ele e, em seguida,
destruí-lo. Não se preocupe em como tudo isso realmente parece – a sua
performance será atraente, então as
pessoas irão lembrar disso e desejarão comprar mais da sua merda. Lembre: você não está fazendo música, você
está criando um produto.
Artistas de Harsh noise devem
usar pedais. E mais pedais. E nada mais que pedais. Talvez você possa desejar
usar algum tipo de dispositivo de “playback” – um toca-discos, CD player,
miniDisc, 4-track, ou (que alegria!!) um gravador de rolo -, mas isso não é
estritamente necessário, e você não deve nunca usar mais de um, nunca. Quando escolher os pedais, você deve sempre
tentar fazer tudo analógico – até os delays. Não se preocupe em
experimentá-los, basta compra-los de acordo com o quão legal eles pareçam. E se
você pode pagar por um raro Flanger customizado à mão de 1975, compre
imediatamente, mesmo se isso soar pior do que o pedal Arion que você paga vinte
dólares na Guitar Center. Lembre-se, o seu equipamento determina a sua música,
por isso, se você tem um pedal que mais ninguém tem, sua música deve ser
melhor, correto?
Se você está no outro resto todo (por
exemplo, power eletronics, dark ambient, entre outros) você deve sempre comprar
synths bizarros e equipamentos caros, e, em seguida, tentar tornar-se
detestável para fazê-los parecer exatamente como um monte de pedais baratos. Sintetizadores analógicos devem ser usados
sempre que possível, mesmo que eles só possuam um oscilador e um filtro
quebrado. E lembre-se: se você não está
gastando mais em equipamentos do que em aluguel, você está fazendo algo errado.
Além disso, ninguém deve usar
outra coisa além de um mixer Behringer. Sempre.
Sua Música
Há apenas uma maneira de fazer
barulho: plugue tudo em tudo, então aumente o volume, é este o caminho.
Lembre-se que a qualidade da sua música é diretamente proporcional à quantidade
de botões que você criar. Não se preocupe com o que isso parece – uma vez que
não há nenhuma maneira de dizer “bom” ou “ruim” ruído, a conclusão lógica é que
todo ruído é “bom” ruído. Você não tem que ser algo bom, conquanto que esteja
alto. Você é um gênio artístico. (Porra, isso é provavelmente o porquê você
começou a tocar ruído em primeiro lugar, certo?).
Se você for usar vocais, as
letras devem ser sempre absolutamente indecifráveis – feedback da um
“plus”. Há duas maneiras de ir para um
conteúdo sábio. Se você é um artista de power eletronics, suas letras devem ser
exclusivamente sobre serial killers ou sadismo sexual. Se você é um artista de
dark ambient precisará encontrar várias maneiras possíveis de dizer “eu estou
irritado seu idiota”. Nunca, jamais, seja mais específico que isso. O ideal é
que suas letras possam ser analisadas como uma explosão em uma fábrica de sinônimos.
Parabéns, você é um artista de
ruído!
Bem vindo ao clube! Você está no
caminho para estar no topo da pilha – o melhor – e em breve você terá a
admiração inexorável de uns dez idiotas na sua cidade que realmente gostem
dessa merda.
Mais ainda não acabou. Para obter
toda a atenção que você deseja desesperadamente, você ainda tem que fazer duas
coisas: colocar para fora o produto, e tocar em um monte de shows de ruído.
Estes serão os nossos assuntos
nos próximos capítulos.
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