sexta-feira, 27 de junho de 2014

Entrevista com Masami Akita

Esta entrevista foi feita recentemente pelo blogue KVLT via email. Segue a versão exclusiva em língua portuguesa.

Você recentemente começou a gravar com sua nova banda "CU/TS". Será que estas sessões irão resultar em um álbum e, em caso positivo, você poderia fazer uma turnê?

Convidamos Thurston Moore para gravar com a gente em Londres no mês de maio. Estes ensaios, depois de serem mixados, será um álbum. A banda ao vivo inclui eu, Mats Gustafsson e Balazs Pandi.

Quando compôs a música para "CU/TS" algum outro membro do grupo produziu ideias estruturais e, em caso positivo, quem produz a lions share? Ou estou totalmente errado e a música é improvisada?

No inicio a música era improvisada. Eu misturei essa primeira gravação feita em Budapeste no meu estúdio em Tóquio. Balazs realizou a mixagem final em seu estúdio em Budapeste.

Sua música é muito ligada às crenças veganas e straight edge.  Isto é uma indicação de algum movimento cultural do Japão?

Existem poucas pessoas no Japão que aderem um estilo de vida vegano e straight edge. Embora exista um movimento de direitos dos animais, principalmente ativo em manifestações anti-pele, isso é muito pequeno. Aqui existem amigáveis restaurantes veganos, mas não muitos.

Você sente que arte independente e vegan/straight edge são dois lados da mesma moeda? Um tipo de rejeição à sociedade moral vindo de um estilo de vida e uma base na arte.

O objetivo do vegan/straight edge é se opor ao álcool, tabaco, as indústrias que protegem as culturas gastroeconomicamente cruéis como caça de golfinhos e baleias. Minha arte é uma representação do vegan/straight edge, então elas são a mesma coisa. 

Você anunciou recentemente uma colaboração com Full of Hell. Pode nos dar mais detalhes?

Conheci o Full of Hell quando ouvi sua música no Youtube. Eles queriam fazer uma camiseta com a obra de arte do meu álbum Pulse Demon. Balazs Pandi é amigo deles. Ele mediou esta colaboração. Correu tudo bem e ficou algo divertido.

Você sente que o noise nunca chegará a alguma forma de aceitação popular?

Eu posso parecer o representante do noise, mas estou muito separado. Se o noise tornar-se popular, não é culpa minha.

Sua ligação com a arte de vanguarda surgiu como uma forma de rebelião ou uma forma de expressão e catarse?

Se a vanguarda perpetua crueldade contra os animais e ganância, então ela não é verdadeiramente livre.

Sendo vegan/straight edge, como você se sente sobre organização como Frente de libertação da terra e Frente de libertação dos animais?

Acredito que qualquer um que promova direito dos animais e ambientalismo global é importante. Os indivíduos podem fazer a diferença, por exemplo, tornando-se um dano vegan na indústria da carne indiretamente, é possível prejudicar a indústria de peles não usando peles e é possível prejudicar a indústria de tabaco por não fumar.

Você sente que sua arte é indicativo de uma luta maior presente na condição humana ou é apenas uma forma de expressão pessoal?

É uma coisa de natureza pessoal.

Que artistas, independente do meio, você está atualmente apreciando?

Estou gostando de Iskra, uma banda anarquista de Black Metal do Canadá, também de Ahna, uma banda enegrecida de crust punk também do Canadá. Eles me deram essas gravações quando fiz uma turnê em Vancouver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário