terça-feira, 26 de maio de 2015

Salmos 88 e a bela adaptação de Diamanda Galás.

 Certamente o Salmos 88 traz em si uma beleza obscura, alguém atingindo o ápice da angústia. Muitos católicos o consideram o Salmo mais triste e desesperado. Escrito pelo poeta Hemã, o Salmo pode ser interpretado como alguém que grita com Deus clamando justiça e não é ouvido. Pelo contrário, o Deus da Salvação desconta o ódio do universo em teu servo enchendo a vida do lamentador de percalços e maldições. O Salmo contrasta, principalmente, com a ideia dos pastores vendendo a felicidade na televisão. O poeta mistura comportamentos que vão desde reconhecer que Deus é o caminho até dúvidas sobre sua bondade. Ora mostra-se admiração ora dúvida de seus planos divinos.


Salmos -  88
Ó SENHOR, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
Chegue à tua presença a minha oração, inclina os ouvidos ao meu clamor.
Pois a minha alma está farta de males, e a minha vida já se abeira da morte.
Sou contado com os que baixam à cova; sou como um homem sem força,
atirado entre os mortos; como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras; são desamparados de tuas mãos.
Puseste-me na mais profunda cova, nos lugares tenebrosos, nos abismos.
Sobre mim pesa a tua ira; tu me abates com todas as tuas ondas.
Apartaste de mim os meus conhecidos e me fizeste objeto de abominação para com eles; estou preso e não vejo como sair.
Os meus olhos desfalecem de aflição; dia após dia, venho clamando a ti, SENHOR, e te levanto as minhas mãos.
Mostrarás teus prodígios aos mortos ou os finados se levantarão para te louvar?
Será referida a tua bondade na sepultura? A tua fidelidade, nos abismos?
Acaso, nas trevas se manifestam as tuas maravilhas? E a tua justiça, na terra do esquecimento?
Mas eu, SENHOR, clamo a ti por socorro, e antemanhã já se antecipa diante de ti a minha oração.
Por que rejeitas, SENHOR, a minha alma e ocultas de mim o rosto?
Ando aflito e prestes a expirar desde moço; sob o peso dos teus terrores, estou desorientado.
Por sobre mim passaram as tuas iras, os teus terrores deram cabo de mim.
Eles me rodeiam como água, de contínuo; a um tempo me circundam.
Para longe de mim afastaste amigo e companheiro; os meus conhecidos são trevas.

 A genial Diamanda Galás fez uma adaptação fantástica deste Salmo. Veja abaixo:   

                        

 (para tirar o som do blogue só clicar em pause no canto superior esquerdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário